Brasil & Mundo

WS analisa cortes no orçamento da União e crise Farias/Fulgêncio

Perspectivas


19/05/2015

O jornalista Walter Santos, analista politico e econômico do WSCOM, expõe em seu novo texto, o tamanho dos cortes do orçamento da União que será anunciado na próxima sexta-feira (22), pela presidente Dilma Rousseff.

Esta semana, sobre o futuro das cidades como ambiente e natureza ideal, Walter Santos participará em Curitiba, do Smart City, a convite, para mediar debates.

O jornalista falou também sobre a crise de relacionamento entre o secretário da Prefeitura de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio e o vereador Bruno Farias.

Confira o texto na íntegra

A cidade do futuro, a crise Farias/Fulgêncio e a semana de cortes

BRASILIA – Muito do que significará o futuro do Brasil depende fortemente do tamanho real dos cortes especificos do orçamento da União na próxima sexta-feira quando do anúncio pela presidenta Dilma Rousseff. Na outra ponta, mas tratando de futuro das cidades como ambiente e natureza ideal, vamos nos deparar, de amanhã em diante, em Curitiba, quando do Smart City, onde fomos convidados a mediar debates. Só que, em João Pessoa, o clima está a exigir do prefeito Luciano Cartaxo para conter a crise de relacionamento entre o Secretário Adalberto Fulgêncio e o vereador Bruno Farias.

O CASO NACIONAL

A expectativa existente em torno do corte orçamentário do Governo Federal na casa dos R$ 80 Bilhões era tudo o que o próprio Governo e a iniciativa privada não queriam ouvir, mas vão precisar conviver.

A oxigenação da economia brasileira afetada com a retração dos negócios e, portanto, do consumo e crédita de alguma forma depende do volume público porque é uma grande fonte de incremento financeiro, daí a alta expectativa.

Saibamos de antemão que este cenário brasileiro não é exclusivo porque a economia de Paises da dimensão dos EUA e da China também precisa de aporte de recursos publicos.

A CIDADE DO FUTURO

Cada vez mais as sociedades buscam identificar meios, através de estudos, sobre qual o modelo adequado para a nova convivência humana nas Urbes superlotadas de problemas.

Qual o formato ideal? Pois bem, é a resposta a esta pergunta que está nos levando a Curitiba, através da Revista NORDESTE, para intermediar debates com grandes nomes urbanistas, economistas, sociólogos e autoridades internacionais, de amanhã em diante.

O Smart City é o maior evento da América Latina, cujas novidades vamos lhes repassar.

O MOIDO PESSOENSE

Na hora do embarque, mesmo assim, deu para registrar a última crise no pedaço entre Adalberto Fulgêncio e o vereador Bruno Farias, ainda por conta do affair da saida da Setur.

Embora não seja crise braba, o desconforto é real a exigir do prefeito para evitar estágios piores, como de rompimento, algo inimaginável até agora.

Lá no bairro da Torre, os meninos tratariam o caso em tela pelo espectro fatal: "Quando um não quer, dois não brigam".

UMAS & OUTRAS

…O senador Cássio Cunha Lima, lider do PSDB, acha a semana movimentada ainda por conta da votação do mome do advogsdo Fachin para o STF.

…Muitos podem não saber mas o deputado federal Pedro Cunha Lima é um leitor inveterado de clássicos ou obras de densidade intelectual. "Para balancear com a cultura do moido, em especial nos ambientes como o rádio, procuro me preencher com livros que ampliem meu conhecimento", afirmou.

…Quem anda animado com a hipótese do Polo Cabo Branco conviver com a resolutividade das pendências juridicas é o advogado Ivan Burity, responsável pela execução do projeto. Ele anda com um batalhão de advogados ao redor. E tem andado.

…O governador Ricardo Coutinho confirmou presença na reunião dos governadores com o presidente do Senado, Renan Calheiros. O tema central é altamente relevante, o novo Pacto Federativo.

…Palavras do deputado federal Veneziano Vital sobre entendimentos e conversas com o deputado federal Rômulo Gouveia para 2016 em Campina Grande. "Ele é eleitor do prefeito".



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //