Saúde

Unimed JP é classificada como a melhor do Nordeste

Do Nordeste


05/12/2013

A Unimed João Pessoa obteve a melhor colocação entre todas as Unimeds de grande porte do Nordeste no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2013, ano-base 2012. A avaliação, realizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), foi divulgado segunda-feira (2).

O IDSS é o meio utilizado pela ANS para avaliar a qualidade das operadoras de planos de saúde de todo o país. Em uma escala que varia entre 0 e 1, em cinco faixas de valores em que a última é a mais alta, a Unimed JP ficou na penúltima, que vai de 0,60 a 0,79. O índice geral da Cooperativa foi 0,703. A ANS classifica esse desempenho como “muito bom”.

O IDSS avalia quatro dimensões das operadoras: atenção à saúde, econômico-financeira, estrutura e operação e satisfação dos beneficiários. Ao todo, 33 indicadores diferentes dessas quatro dimensões são avaliados em cada uma das operadoras.

O melhor desempenho da Unimed JP foi registrado na dimensão de atenção à saúde, com índice de 0,766. Na sequência, vieram estrutura e operação (0,739), econômico-financeiro (0,691) e satisfação do beneficiário (0,554).

Com 41 anos de atuação no segmento de saúde suplementar da Paraíba, a Unimed JP é a maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Atualmente, conta com cerca de 130 mil clientes e mais de 1,5 mil médicos cooperados. A rede de atendimento médico-hospitalar é considerada a mais completa da rede privada do Estado. Na segunda-feira passada, a Cooperativa reforçou a rede própria com a inauguração do Hospital Moacir Dantas.

Dados positivos

O IDSS é um dos componentes do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da ANS. Segundo a Agência, o índice é de extrema utilidade para o consumidor que precisa, por exemplo, adquirir um plano ou saber como estão sendo avaliados os serviços da operadora já contratada.

O IDSS 2013 mostra que o número de operadoras com avaliação boa e muito boa subiu de 17,2%, em 2009, para 63,5%. As que tiveram a pior avaliação caíram de 29,8% para 3%. Quanto à distribuição dos beneficiários entre as operadoras, o número de usuários em operadoras bem avaliadas passou de 43,6% para 74%, e de 6% para 0,5% naquelas com nota mais baixa.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //