Paraíba

TRE-PB empossa novos presidente e vice em solenidade prestigiada

solenidade


08/03/2016

A solenidade aconteceu no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na tarde desta segunda-feira (07), às 16:00h, quando foram empossados, o Desembargador José Aurélio da Cruz no cargo de Presidente e a Desembargadora Marias das Graças Morais Guedes, nos cargos de Vice-presidente e Corregedora Regional Eleitoral.

O desembargador José Aurélio da Cruz foi saudado pelo Juiz Membro Ricardo da Costa Freitas, em nome da Corte Eleitoral. Falaram ainda, o procurador Regional Eleitoral, João Bernardo da Siva, pelo Ministério Público, e o advogado Abraão Brito Lira Beltrão, pela Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Paraíba.

Emoção

Quebrando a formalidade da solenidade de posse, Márcio Aurélio Segundo, neto do Presidente empossado, de apenas sete anos, homenageou o avô com as seguintes palavras: “Como homenagear você, vovô? Se todas as formas parecem simples diante daquilo que você merece. Você é para nós, seus netos, um grande exemplo de experiência, de trabalho, de honestidade, de paciência, de fé e de muito amor. Tenho uma enorme admiração por você, vovô. Você é o meu exemplo para vida inteira. Eu te amo, parabéns, congratulations!”, seguido do discurso da jovem advogada Márcia Raquel Madruga Cruz, filha de José Aurélio.


A solenidade foi abrilhantada com a participação do coral do Tribunal de Justiça da Paraíba, que apresentou músicas sacras emocionando os convidados. A posse foi coroada com a benção do Arcebispo metropolitano, Dom Aldo Di Cillo Pagoto, aos empossados.

 

Maria das Graças Morais Guedes toma posse como membro do TRE-PB

 

O presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador José Aurélio da Cruz, na manhã desta segunda-feira (07), em sessão ordinária, deu posse à desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, como membro efetivo do TRE-PB em decorrência da vaga com o término do biênio do desembargador João Alves da Silva.

A solenidade ocorreu na Sala de Sessões “desembargador Hermes Pessoa”.

Os juízes Ricardo da Costa Freitas e Sylvio Pelico Porto Filho acompanharam a desembargadora Maria das Graças até o plenário, onde prestou o juramento de praxe e assinou o termo de posse.

O juiz-membro Breno Wanderley César Segundo iniciou a sua saudação a desembargadora, em nome da Corte Eleitoral, com versos poéticos: “Esta Casa por homens ocupada/ Ganha hoje mais força e mais essência/ Surge um brilho de extrema competência/ Traz mais ética para nossa caminhada./ Vai agora tornar-se magistrada/ Quem em tudo foi magistral,/ Pra tornar o utópico mais real/ Cada um dos seus pares lhe abraça/ Porque Graça Morais trouxe mais graça/ Para o brilho do nosso Tribunal”. Concluiu o discurso afirmando: “Tenho absoluta certeza de que neste tribunal estará Vossa Excelência removendo pedras e plantando flores”.

Em seguida, usou da palavra o representante do Ministério Público Federal, o procurador João Bernardo da Silva: “Dou as boas-vindas à nova integrante desta Corte, com certeza trará a este tribunal uma nova visão, a visão feminina. Pela sua sólida experiência profissional, capacidade de trabalho e grande sabedoria que aportará a esta Corte; estes atributos, muito contribuirão para que possamos agilizar ainda mais a entrega da prestação jurisdicional”, disse.

Pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba, o advogado Sheyner Asfóra cumprimentou a desembargadora empossada. “A advocacia paraibana festeja este momento por ver uma das mais ilustres magistradas da Paraíba com tantos serviços prestados ao Judiciário e à sociedade, tomar assento, como membro efetivo, nesta Corte Eleitoral”, afirmou.

Após a cerimônia de posse, a desembargadora Maria das Graças foi eleita, por unanimidade, vice-presidente e corregedora regional. “Parabenizo a excelentíssima desembargadora Maria das Graças, pela investidura nos cargos de vice-presidente e corregedora, e espero contar com Vossa Excelência no desenvolver dos trabalhos durante todo este ano quando teremos uma eleição gigantesca, ou seja, teremos 223 Eleições, uma em cada município”, disse o desembargador José Aurélio.

Graça Morais agradeceu a confiança e relembrou o seu compromisso: “Agradeço a confiança dos eminentes pares e quero dizer que já afirmei o meu compromisso e estou aqui para trabalhar”.

Perfil da desembargadora Maria das Graças Morais

A desembargadora Maria das Graças Morais Guedes nasceu na cidade de São Mamede, no sertão da Paraíba. Na infância e adolescência viveu entre os municípios de São Mamede e Patos (PB). Estudou em escola pública. Cursou a Escola Normal Estadual de Patos no grau de Professor com Formação Específica para o Magistério. Graduou-se Bacharel em Ciências Jurídica e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especializou-se em Direito Civil também pela UFPB. No ano de 1984 ingressou na Magistratura Paraibana e no mesmo ano tomou posse perante o Egrégio Tribunal de Justiça e assumiu a Comarca de Juazeirinho. Tem experiência na Corte de Justiça ocupado, em várias oportunidades, o cargo de juíza eleitoral e de desembargadora substituta. Atuou também na Corregedoria Regional Eleitoral e na Corregedoria da Justiça. Em 2012, foi a terceira mulher a tomar assento no Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba ao assumir o cargo de desembargadora. Atualmente é Diretora da Escola Superior da Magistratura (ESMA), iniciando sua gestão em 02/02/2015.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //