Paraíba

Trabalho de agentes de mobilidade urbana garante fluidez ao trânsito na Capital

Dia Nacional


22/09/2014

Um trabalho dedicado à fluidez e segurança do trânsito, à proteção ao pedestre e ao cuidado com a cidade. Uma missão árdua, mas encarada com seriedade e comprometimento pelos agentes de mobilidade da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) que atuam nas vias da capital. Para comemorar o Dia Nacional do Agente de Mobilidade Urbana, nesta terça-feira (23), a direção do órgão decidiu brindar esses servidores públicos com um café da manhã às 8h no Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Distrito Industrial, e homenagens ao longo do dia para divulgar a data e valorizar o trabalho e as ações por eles desempenhadas.

A função do agente vai muito além de aplicar multas. O trabalho deles contribui para que os cidadãos possam ter uma mobilidade urbana eficiente e segura. Para isso, a população deve enxergá-los como servidores que buscam cumprir a função para a cidade e não como agentes punitivos.

Em uma jornada de seis horas corridas por turno, os agentes da Semob desempenham um serviço essencial para o bem-estar de uma cidade que cresce a cada dia com a expansão e investimento nas suas vias e uma frota de veículos em franco crescimento, em torno de 10% ao ano. Esses profissionais têm influência direta na qualidade de vida da população, pois trabalham no sentido de facilitar o deslocamento das pessoas nas suas atividades diárias.

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), são mais de 300 mil veículos circulando na Capital paraibana, que conta com 723 mil habitantes, de acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No meio desse turbilhão de carros, motos, ônibus e caminhões encontra-se o agente de mobilidade que tenta dar mais fluidez ao tráfego e proteger vidas num trânsito que muda a cada dia.

“É um trabalho árduo, difícil muitas vezes, mas também é empolgante e gratificante por ser muito dinâmico”, disse o agente de mobilidade Miguel Gaudêncio, que há 10 anos exerce a função. “É um desafio permanente. Na rua nenhum dia é igual ao outro. Aprendo todo dia uma coisa diferente. Gosto do que faço, principalmente quando consigo resolver situações no trânsito que influem diretamente na vida das pessoas e recebo o reconhecimento pelo meu trabalho”, enfatizou.

Em situações especiais como congestionamentos decorrentes de acidentes, falta de energia nos semáforos ou grandes eventos, os agentes de mobilidade estão no local para evitar transtornos. Além do trabalho de fiscalização do respeito às normas de trânsito, coibindo as infrações cometidas pelos condutores de veículos na proteção do interesse público, eles também realizam uma função educativa e de orientação com a população, no cuidado e na busca por uma cidade mais humanizada para todos.

Por ser muito dinâmica, a função traz desafios diários para esses profissionais. Cotidianamente, atuam em um cruzamento, garantindo a segurança e liberando o local onde ocorreu um acidente, em ações educativas, ou autuando condutores que desrespeitam o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no seu nobre dever de preservar o interesse público.

O superintendente da Semob, Roberto Pinto, destacou a importância do trabalho dos agentes de mobilidade para a cidade. “Os nossos agentes têm uma missão primordial para o desenvolvimento da cidade, que é a preocupação com as pessoas, buscando a humanização do trânsito, com foco na conscientização dos condutores e pedestres. Temos um quadro de servidores altamente comprometidos com a Semob e com a cidade de João Pessoa. Para nós é motivo de orgulho contribuir para o bem-estar dos cidadãos. Gostaríamos, nesse dia, de agradecer o empenho dos nossos agentes e conclamar a população que veja o agente como um parceiro”, disse.

A chefe da Divisão de Recursos Humanos (DIRH) da Semob, Rita Queiroga, parabenizou o agentes de mobilidade pelo importante papel que desempenham no dia a dia da cidade. “As atribuições do agente ficam cada vez mais complexas. A população e a frota crescem, tornando esses profissionais indispensáveis para a mobilidade urbana”, comentou.

A Semob possui atualmente 200 agentes de mobilidade urbana, entre supervisores, motociclistas, agentes fixos e em viaturas, além dos que cuidam dos transportes e da vistoria de ônibus, taxis e escolares.

Data – No dia 5 de junho deste ano, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.821, que institui o dia 23 de setembro como o Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito, em todo o território nacional. A data coincide também com a instituição do Código Brasileiro de Trânsito e também com a celebração no Brasil da Semana Nacional de Trânsito.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //