Policial

“Toda Semana Santa é Lua Cheia”, por Alberto Carlos Gomes


02/04/2021



Desde os primórdios dos tempos que os homens observam os astros e fazem muitas de suas comemorações seguindo o posicionamento dos corpos celestes.

O calendário romano também seguiu esse princípio e sob forte influência do calendário egípcio foi alterado pelos imperadores romanos Rômulo I, Numa Pompílio, Júlio César, Augusto César, Constantino I e pelos papas Paulo III e Gregório XIII. Todas as mudanças foram necessárias, pois os astrônomos conseguiam medir cada vez com mais exatidão o movimento completo da Terra em torno do Sol e verificando que o ano não tinha exatamente 365 dias. Pra isso foram criados o ano bissexto e outros ajustes necessários.

Para implantação do Calendário Gregoriano foi necessário fazer um ajuste no calendário Juliano, então vigente. Foi, dessa forma, orientado que fossem pulados 10 dias, as pessoas então foram dormir no dia 04 de outubro e acordaram no dia 15 de outubro de 1582.

A Semana Santa foi fixada no 1º domingo após a lua cheia que ocorre no equinócio de outono (quando o dia e a noite são exatamente iguais), o equinócio ocorre no dia 20.03 de cada ano.

A primeira lua cheia após 20 de março deste ano ocorreu no dia 28 passado, domingo, por isso estamos comemorando a Semana Santa nesta semana. Então toda Semana Santa sempre é Lua Cheia.

Em primeiro de abril também se encerra a quaresma que se iniciou no dia 17.02 (quarta-feira de cinzas) e representam os 40 dias que Jesus passou no deserto. Como 40 dias são basicamente um ciclo e meio da lua então todo Carnaval será sempre Lua Nova.

Antes estaria dizendo para irem às praias para curtirem o luau e no carnaval curtirem as estrelas, mas nesses tempos de pandemia só podemos dizer que admirem a beleza da lua de suas varandas para evitar aglomerações. Boa Páscoa.

Alberto Carlos Gomes – Adm. de Empresas – 01.04.2021

*Este artigo foi publicado originalmente no dia 01.04.2007 no Jornal O NORTE.
Mas como algumas pessoas desconhecem o tema, estamos republicando com algumas pequenas modificações.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você