Paraíba

TCE-PB notifica Cartaxo por esgotos; Semam diz que fiscalizará com mais rigor

ESGOTOS NA ORLA


25/01/2017



Na abertura da primeira sessão plenária de 2017, do Tribunal de Contas da Paraíba, o conselheiro Nominando Diniz informou, na manhã desta quarta-feira (25), que notificou o prefeito Luciano Cartaxo, para que este dê conta de iniciativas necessárias à contenção de despejos de esgotos na orla marítima de João Pessoa.

“O primeiro despejo ocorre em frente ao Bar do Cuscuz e, o outro, diante do Hotel Verde Green”, observou o conselheiro ao ressaltar o fato de que o problema traz prejuízos ambientais e, não menos, à saúde pública.

Em relação aos quiosques e restaurantes, instalados na areia da praia, a Semam (Secretaria de Meio Ambiente) ressalta que fiscaliza o destino final de resíduos produzidos pelos empreendimentos. O chefe da Divisão de Fiscalização (Difi) da Semam, Allison Cavalcanti, comentou a importância da destinação correta dos resíduos.

“O resto de óleo das frituras e preparo de outros alimentos não pode ser jogado pelo ralo das pias nem na areia. É preciso dar a destinação correta para que não entupa a rede coletora de esgoto e essa é uma responsabilidade do proprietário do empreendimento. Estamos atentos a essas questões durante todo o ano, mas agora, na campanha Turismo Sustentável, esses detalhes serão observados com mais rigor”, concluiu.

Conselheiro recomenda notificar Cagepa

O conselheiro Fernando Catão, também do TCE-PB, afirmou que recomendou uma notificação, ainda, da direção da Companhia de Águas e Esgoto do Estado. “Há um jogo de empurra entre a Prefeitura e a Cagepa em torno desse problema resultante, ao que se sabe, do lançamento clandestino de dejetos em galerias pluviais”, disse.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //