Saúde

SMS promove campanha sobre importância do aleitamento materno a partir desta ter

Nutrição


11/08/2014



 

Dando continuidade as ações da Semana Mundial da Amamentação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, durante todo o mês de agosto, ações de orientação e conscientização sobre a importância do aleitamento. As atividades acontecem nas Unidades de Saúde da Família (USF) e no Instituto Cândida Vargas (ICV) com objetivo de fortalecer, promover e apoiar atividades em benefício da saúde dos bebês.

 

A programação começa nesta terça-feira (12), com atividades no Banco de Leite Zilda Arns (ICV), em Jaguaribe, das 9 às 17h, e na USF do bairro do Altiplano, a partir das 14h30. Os encontros entre as equipes da SMS e as mães abordarão temas para esclarecer dúvidas sobre a amamentação e atividades para estimular o aleitamento materno.

 

O coordenador da Área Técnica da Saúde da Criança, Edgar Tito Neto, explicou que cerca de 41% das crianças eram amamentadas até os 6 meses de vida em 2008. Esse número só vem crescendo devido às campanhas de orientação e conscientização.

 

“As atividades são feitas de forma permanente nas unidades de saúde, mas as campanhas vêm com intuito de fortalecer e beneficiar as crianças, uma vez que o aleitamento materno é de fundamental importância para prevenir as crianças de doenças como infecções respiratórias e diarréicas, que podem levar a mortalidade infantil”, destacou Edgar Neto.

 

Capaz de reduzir em 13% as mortes, o leite materno contém componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças. Nenhum outro alimento oferece as características imunológicas como a do leite humano. Ele é uma fonte natural de lactobacilos, bífidobactérias e oligossacarídios.

 

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que até os seis meses de vida o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno, para ter um crescimento forte e um desenvolvimento saudável. A amamentação é também reconhecida pelo MS como o primeiro direito da criança após o nascimento, que a recomenda até os dois anos de vida.

 

Doação de frascos – Durante todo mês de agosto, as Unidades de Saúde da Família estarão recebendo doações de frascos de vidros para armazenamento de leite do Banco de Leite Zilda Arns.

O frasco é um dos elementos essenciais, pois neles é armazenado o leite durante todo o processo. Por isso, o Banco de Leite precisa da ajuda da população para manter o estoque destes recipientes.

Ainda, de acordo com Edgar Tito Neto, o Banco de Leite também tem caráter disciplinar, desempenhando o papel de educação alimentar e nutricional junto às puérperas. “As profissionais do ICV promovem orientações para as mães sobre a forma correta de amamentar, entre outras dúvidas que acontecem principalmente com mães de primeira viagem”, afirmou o coordenador.

Os frascos utilizados como embalagem para leite humano ordenhado devem ser de vidro, boca larga, tampa plástica rosqueável, com volume de 50 ml a 500 ml. Os vidros de café solúvel e maionese seguem as normas e pré-requisitos da Anvisa e Fiocruz para vidros de coleta de leite humano.

Para doação dos frascos é necessário entrar em contato com o Banco de Leite, localizado no Instituto Cândida Vargas (ICV), pelos telefones 3015-1555 e 3015-1534, ou durante todo mês de agosto depositá-los em uma das unidades da rede municipal de saúde.

Coleta – O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. Após realizar a higiene das mãos, antebraços e seios, faça uma massagem suave e circular nas mamas. Em seguida coloque os dedos polegar e indicador no local onde começa a aréola (parte escura da mama), firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo, comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair. Despreze os primeiros jatos ou gotas e inicie a coleta no frasco.

O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. Na próxima vez que for retirar o leite, utilize outro recipiente esterilizado. O leite pode ficar armazenado no congelador por até 15 dias ou por até 12 horas na geladeira.

ICV – São realizados aproximadamente 700 partos ao mês no Instituto Cândida Vargas (ICV). Referência em maternidade na Paraíba e considerado como um dos melhores hospitais na área no Nordeste, o instituto oferece desde acompanhamento pré-natal até um banco de leite, para os casos da mãe que não conseguir amamentar.

Além de trabalhar na realização do parto, o ICV integra uma série de cuidados com a mãe e o recém-nascido. Para as mães que desejam ter seu filho de forma natural, há um programa de acompanhamento e preparação para o parto normal. Uma equipe com fisioterapeutas e psicólogos informa a mãe sobre pré e pós-parto e oferece um curso de primeiros cuidados com o bebê.

 

Programação:

 

12.08.2014

Local: Banco de Leite Zilda Arns (ICV)

Horário: 9 às 17h

Ação:

– Consultório Itinerante para dúvidas e orientações sobre a importância da amamentação;

– Roda de conversa com mães doadoras e receptoras de leite materno, sobre os benefícios desta atividade, com foco a dinâmica da educação popular em saúde como ferramenta primordial para a promoção da educação para o aleitamento materno exclusivo;

– Atividades artísticas entrelaçada a temática para estimular o aleitamento materno, encontro com gestantes voltado para preparação do amamentação;

 

Local: USF Altiplano/ Escola Anitta Trigueiro

Horário: 14h30

Ação: Encontro com as gestantes: Preparação para o Aleitamento Materno

 

13/08/2014

 

Local: Banco de Leite Zilda Arns (ICV)

Horário: 09h às 17h

Ação: Oficinas de autocuidado para as mães doadoras

 

Local: USF Integrando Vidas

Horário: 8h às 10h

Ação: Palestra com as gestantes

 

Local: USF Cordão Encarnado I

Horário: 8h às 9h.

Ação: Encontro com as gestantes: Preparação para o Aleitamento Materno;

 

19/08/2014

 

Local: USF Integrada Mangabeira

Horário: 14h30

Ação: Encontro com as gestantes: Preparação para o Aleitamento Materno

 

 

20/08/2014

 

Local: Banco de Leite Zilda Arns (ICV)

Ação: Comemoração dos 15 anos do Método Canguru e do ICV como referência Estadual.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //