Educação

Sintesp-PB acusa Margareth de quebrar acordo para entregar HU a ‘terceirização’

No Consuni


29/04/2013



A direção estadual do Sintesp-PB (Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba) enviou nota a imprensa, na tarde desta segunda-feira (29), informando que o a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Menezes, “teria convocado, de forma precipitada, uma reunião extraordinária do Consuni, que teria como objetivo aprovar a adesão do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)".

Segundo o Sintesp-PB, “com a suposta atitude a Reitora quebra o compromisso assumido com a categoria de só enviar a matéria para o Conselho Universitário após o amplo debate no âmbito da UFPB”.

Neste final de semana , o presidente do Sintesp, Severino Ramos, disse que o sindicato é contra a terceirização das unidades de saúde ligadas às universidades públicas. “Acreditamos que os hospitais devam ser geridos por servidores públicos, e com a entrada de uma empresa privada a administração provavelmente isso não irá acontecer”, destacou o presidente do Sintesp-PB, Severino Ramos.

O presidente da entidade ressaltou que existe uma parceria entre os hospitais universitários e o Ministério da Saúde, e a população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser atendida nessas unidades. Para ele,
com a terceirização, existe a possibilidade da empresa abrir espaço para os planos de saúde, e isso poderia resultar em uma diferenciação no tipo de atendimento oferecido.

Outro problema detectado pelo sindicato seria a permanência, em um mesmo ambiente, de trabalhadores públicos e da iniciativa privada. O que o Sintesp-PB teme é que para uma mesma função haja uma remuneração diferente
para o trabalhador celetista e estatutário.

Na Paraíba os Conselhos Deliberativos da UFCG e da UFPB possuem posições diferentes. Em Campina Grande a possibilidade da terceirização do HU foi descartada, no entanto, em João Pessoa o posicionamento foi favorável. Na
UFPB o assunto será levado para o Conselho Universitário brevemente.

Veja a nota na integra

REITORA QUEBRA COMPROMISSO E CONVOCA CONSUNI PARA ENTREGAR HULW A EBSERH

A Reitora Margareth Diniz, numa atitude precipitada, convocou uma Reunião Extraordinária do CONSUNI para o dia 30/04/2013, terça-feira, cedendo pressão da Direção do Hospital Universitário Lauro Wanderley, com o objetivo de aprovar a adesão do HULW a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH. Com esta atitude a Reitora quebra o compromisso assumido com a categoria de só enviar a matéria para o Conselho Universitário após o amplo debate no âmbito da UFPB, o que ainda não ocorreu.

A Direção do SINTESPB convoca os servidores para participarem desta Reunião e conclama os Conselheiros a votarem pelo adiamento da decisão em relação a matéria para uma maior discussão sobre o tema.

CONCENTRAÇÃO NA RAMPA DA REITORIA
NESTA TERÇA-FEIRA, 30/04/2013
A PARTIR DAS 08h00

Direção Estadual do SINTESPB



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //