Política

Seminário do IBCJUS debate o futuro político e econômico do Brasil pós-crise

NO RECIFE


21/05/2016

Em junho, Recife se torna o centro da discussão com o primeiro evento a reunir nomes de prestígio da economia, política e imprensa nacional e internacional

O Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas e Sociais, o IBCJUS, traz ao Recife a primeira edição do Seminário Brasil – Cenários e Perspectivas, com o objetivo de analisar, discutir e apontar alternativas para o momento histórico do país. Já estão confirmados nomes de gabarito nacional e internacional, com o historiador e escritor Marco Antonio Villa, o coordenador da Operação Lava-Jato, o procurador da República Deltan Dallagnol, o ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, a editora-chefe do jornal El País, Carla Jimenez, além de um dos maiores protagonistas da cena política dos últimos anos, o ex-deputado Roberto Jefferson. O evento acontece no JCPM Trade Center entre os dias 03 e 04 de junho.

Serão mais de 25 nomes, entre debatedores e palestrantes, que farão do Recife a capital da discussão política e econômica do Brasil. É o primeiro evento do país após a aprovação pelo Senado Federal do afastamento da presidente Dilma Rousseff. “Tenho certeza que o debate irá ajudar na formulação de novas alternativas para os impasses que vivemos e as reformas que a sociedade exige", ressalta o coordenador do evento e presidente do Instituto, Adeildo Nunes.

A discussão sobre o legado deixado pelos treze anos de governo do PT abre a programação da primeira noite do evento, com o escritor e sociólogo Marco Antonio Villa. A mesa do primeiro debate será formada por Maurício Rands (vice-presidente do Diario de Pernambuco), Laurindo Ferreira (Jornal do Commercio), Patrícia Raposo (Folha de Pernambuco) e Aldo Vilela (CBN Recife). "A imprensa sempre teve um papel de protagonismo nos episódios que culminaram com o afastamento de dois presidentes", lembra o jornalista Ricardo Antunes, um dos coordenadores do seminário.

 O segundo dia de seminário tem a inédita conferência no Recife sobre a “Corrupção e a Operação Lava-jato”, feita pelo coordenador da força-tarefa e Procurador da República, Deltan Dallagnol. Ainda na manhã do sábado, serão debatidos o papel da imprensa diante dos acontecimentos políticos do país com jornalistas nacionais e internacionais. Destaque para a participação de Carla Jimenez, editora-chefe do jornal espanhol El País, Orlando Brito, um dos maiores fotógrafos da América Latina e João Luiz Vieira, ex-colunista da Revista Época, roteirista e dramaturgo.

Política econômica, desigualdade e distribuição de renda, cenário de recessão e gastos públicos serão alguns temas levantados pelo ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel e por Vinícius Torres Freire, um dos mais importantes jornalistas de economia do país (Folha de São Paulo). Por sua vez, o escritor e publicitário José Nivaldo Júnior irá abordar o tema “Maquiavel nos dias atuais”.

As inscrições do I Seminário Brasil- Cenários e Perspectivas devem ser feitas antecipadamente através do site do IBCJUS (www.ibcjus.org.br). As vagas são limitadas e o investimento é no valor de R$ 290,00 (inteira) e R$ 145,00 (meia-entrada para estudantes) com direito a certificado. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (81) 3423 5100.

Sobre o IBCJUS

O Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas e Sociais (IBCJUS), criado em 2013 e sediado no Recife, é uma entidade privada destinada a oferecer cursos na área jurídica e social com o objetivo de patrocinar, empreender no ramo da educação, além de oferecer pesquisas atualizadas sobre os mais diversos temas ligados ao ensino, proporcionando qualificação e atualização do corpo discente. Seus dirigentes são pessoas ligadas ao cultivo das ciências jurídicas e sociais como advogados e profissionais de áreas afins.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //