Entretenimento

Segunda sessão de ciclo de filmes e debates no Cine Aruanda mantém foco no maio de 1968


12/05/2018



O projeto de extensão “Cinema francófono: estética, poder e relações interculturais” dá seguimento as suas atividades na próxima terça-feira, 15 de maio com o filme “Loucuras de uma primavera” (Milou en Mai, França, 1990), do diretor Louis Malle. Com horário de início previsto para 16h, no Cine Aruanda, a exibição será seguida por debate com o professor João Luiz Vieira (coordenador da pós-graduação em cinema da UFF-RJ), o crítico de cinema e literatura João Batista de Brito, e mediação da professora Katia Ferreira Fraga (Departamento de Mediações Interculturais/UFPB).

A ficção “Loucuras de uma primavera” é um dos últimos filmes de Louis Malle (1932-1995), um dos mais premiados diretores franceses. Ambientado no bucólico ambiente de uma casa no campo onde a matriarca acaba de falecer, onde notícias sobre as barricadas em Paris causam efeitos curiosos na família em luto. Entre conflitos de ideias e gerações, Malle compõe uma visão crítica e bem humorada sobre ilusões, convenções e valores sociais.

O ciclo de filmes e debates seguirá ao longo do ano e neste mês toda a programação será voltada para o período histórico do Maio de 68, não apenas em alusão ao seu cinquentenário mas também pela sua pertinência para a discussão de temas atuais. Ainda compõem a mostra no mês de maio os filmes “Os Panteras Negras” (Black Panthers, 1968), de Agnès Varda e “Eu, um negro” (Moi, un noir, 1958), de Jean Rouch, seguido de debate com Carine Fiúza (cineasta, ativista e graduanda em Cinema/UFPB), Elio Chaves Flores (PPGH / Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas da UFPB), do crítico, curador, pesquisador e professor Heitor Augusto (SP) e mediação de Gabriela Lucena (graduanda em Ciências Sociais/UFPB).

Ciclo de Leitura – De forma paralela às exibições e debates teve início na última terça (7) um ciclo de leitura – atividade que visa municiar a recepção dos filmes da mostra com discussões teóricas.  Em sua primeira sessão foi realizado o debate de textos de Gilles Deleuze e Jacques Rancière, propondo também o exercício de, a partir dos autores, revisitar os filmes do ciclo de exibições e conectar reflexões da atualidade.

Tanto a mostra quanto o ciclo de estudos são parte do Projeto de Extensão “Estética, poder e relações interculturais no cinema francófono”, realizado pelo Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade (DCS/UFPB) e o Departamento de Mediações Interculturais da UFPB, em parceria com a Assessoria para Assuntos Internacionais, Idioma sem Fronteiras, Associação Brasileira dos Críticos de Cinema, Cinemateca da França/Embaixada da França / Institut Français e Alliance Française.

As inscrições para certificação de participação nas duas atividades para membros internos e externos à UFPB ainda seguem abertas e podem ser feitas pelo endereço (https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf). O link também dá acesso a informações sobre as programações das duas atividades.

Serviço

Cinema francófono: estética, poder e relações interculturais

Quando: 15 de maio, às 16h e 28 de maio, às 16h.

Onde: Cine Aruanda (UFPB)

Informações: gets.dcsufpb@gmail.com

Entrada franca

 

PROGRAMAÇÃO DE MAIO

 

Terça, 15 de maio, 16h

 

Título: Milou en Mai / Loucuras de uma primavera

França, 1990, cor, 108′, 35mm

Direção: Louis Malle

Sinopse: Em um casarão do sudoeste da França, cercado de vinhedos, a avó acaba de falecer. Estamos em maio de 1968. Apesar das greves, a família virá para o enterro. Milou, o neto da falecida, vai contra o resto da família, que deseja vender a propriedade. Entre conflitos de ideias e gerações, Malle compõe uma visão crítica e bem humorada sobre as ilusões e valores burgueses.

Debatedores: João Luiz Vieira (Professor Titular do Dept. de Cinema e Vìdeo da UFF-RJ) e João Batista de Brito (crítico de cinema e de literatura);

Mediadora: Katia Ferreira Fraga (DMI/UFPB)

 

Segunda, 28 de maio, 16h

 

Título: Black Panthers / Os Panteras Negras

França, 1968, 28′, cor, 35mm

Direção:AgnèsVarda

Sinopse:Em homenagem aos 90 anos da  pioneira da Nouvelle Vague, AgnèsVarda. No verão de 1968, os Panteras Negras de Oakland (Califórnia) organizaram vários debates de conscientização em torno do processo de um de seus líderes, Huey Newton. Eles queriam – e conseguiram – chamar a atenção dos americanos e mobilizar as consciências durante esse processo político. Neste sentido, deve-se realmente datar este documento: 1968. 

 

Título: Moi, un noir / Eu, um negro

França, 1958, 80′, cor, 35mm

Direção: Jean Rouch

Sinopse: Uma semana da vida de jovens nigerianos que chegam à capital da Costa do Marfim em busca de trabalho. O herói, que conta sua própria história, se auto-denomina Edward G. Robinson, em honra ao ator americano. Da mesma forma, seus amigos escolhem pseudônimos para simbolizar uma personalidade ideal. Eles realizam trabalhos servis como estivadores, carregando sacos e suprimentos úteis para a Europa. À noite, bebem suas mágoas em bares enquanto sonham com vidas idealizadas. Cada dia é introduzido por uma narração de Jean Rouch, considerado o pai da etnoficção.

 

Debatedores: Carine Fiúza (Cineasta, ativista e graduanda em Cinema/UFPB), Elio Chaves Flores (NEABI e PPGH/UFPB) e Heitor Augusto (crítico, curador, pesquisador e professor – SP); Mediadora:Gabriela Lucena (Ciências Sociais/UFPB)



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //