Paraíba

Secretaria recolhe animais e alerta contra abandono e maus-tratos


16/06/2017

Uma das prioridades do atual governo do município de Patos, (PB), é buscar resolver os problemas dos animais abandonados nas ruas, tanto de grande quanto de pequeno porte. Para isso, uma triste realidade tem sido enfrentada, a grande incidência de abandono e de maus-tratos a animais. Com o objetivo de minimizar essa situação que vem se arrastando há muito tempo, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, desde o início da gestão, vem fazendo a apreensão dos animais abandonados.

Um fato lamentável tem chamado a atenção, além do abandono de animais, a equipe de apreensão da Secretaria de Agricultura tem encontrado, com grande frequência, animais como vítimas de maus-tratos.

“Temos encontrado um cenário triste na cidade de Patos que é o abandono de animais de grande porte e esses animais tem sofrido de diversos males causados pelos homens. Já encontramos animais com ferimentos graves. Outro dia, um animal morreu, literalmente, de fome e de sede, amarrado. Infelizmente, nem todos os animais que encontramos nós conseguimos recuperar”, disse o secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda.

João Paulo ainda aproveitou o momento para alertar os proprietários de animais que abandono e maus-tratos é crime. “Se nós identificarmos os proprietários desses animais que encontramos sofrendo, iremos denunciar às autoridades competentes e os mesmos irão responder por um processo por abandono e maus tratos de animais”, alertou o secretário, ressaltando que isso serve tanto para os animais de grande porte, como também os de pequeno porte que também já estão sendo recolhidos das ruas de Patos.

A apreensão de animais de grande porte se iniciou após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que foi firmado perante o Ministério Público Estadual (MPE), através do qual a Prefeitura, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ficou responsável pela destinação dos animais abandonados e assumiu a responsabilidade daqueles que se encontram no Abrigo Municipal de Animais, que hoje está localizado na antiga Escola Agrícola, ao lado do IFPB/Campus Patos, e que está situado no Alto da Tubiba, saída para Teixeira.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //