Saúde

Secretaria de Saúde realiza Semana de Atenção à Saúde dos Surdos


15/09/2014



No dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Surdo e, em alusão à data, a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) realizará a Semana de Atenção à Saúde dos Surdos. O evento acontecerá de 15 a 19 de setembro no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) do Cristo, referência no atendimento à pessoa surda na Capital.

A ação tem o objetivo de conscientizar o público surdo a respeito dos benefícios da prevenção e promoção à saúde. A programação inclui palestras preventivas destinadas a surdos e ouvintes, abordando temas como o câncer de mama e útero, saúde bucal, DST/Aids e o papel do profissional intérprete de libras na área da saúde.

Durante toda a semana, serão oferecidos serviços como verificação de pressão arterial, verificação de glicemia, vacinação, exame citológico, atendimento médico e odontológico prioritário das 8h às 11h e das 13h às 17h. Haverá, ainda, apresentações musicais de surdos, intérpretes e profissionais do Cais Cristo. Em todos os dias de programação os usuários surdos contarão com a presença de intérpretes de libras em tempo integral.

Para Ulisses Cavalcanti, coordenador da área técnica da pessoa com deficiência, é fundamental que os serviços de saúde estejam preparados para receber as pessoas surdas. “O bloqueio de comunicação entre surdos e profissionais de saúde é um dos grandes obstáculos da comunidade surda quando procura serviços de saúde”, afirmou.

De acordo com ele, a rede municipal de saúde conta com intérpretes de libras para os atendimentos na atenção básica e especializada. “Os intérpretes acompanham os pacientes durante consultas e exames, garantindo acessibilidade e inclusão dos surdos nos serviços de saúde de João Pessoa”, explicou.

Atendimento e tratamento – Os Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) de João Pessoa, localizados nos bairros do Cristo, Jaguaribe e Mangabeira, são locais de referência em João Pessoa para o atendimento às pessoas surdas, disponibilizando intérpretes para acompanhamento em exames e consultas. Em outros serviços, é necessário estabelecimento prévio com a unidade de saúde para viabilizar o acompanhamento do profissional intérprete.

Para assistência e tratamento, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) trabalha em parceria com outros serviços disponíveis na Capital, que são referências para os surdos, são eles: Fundação de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), Associação de Deficientes e Familiares (Asdef), Associação Paraibana de Deficientes (Aspadef) e Associação Pestalozzi.

Programação:

Segunda-feira (15)

8h – Abertura

9h – Apresentação musical dos intérpretes

9h30 – Palestra preventiva sobre o câncer de mama e colo de útero

Terça-feira (16)

8h – Palestra sobre a importância do pré-natal

Quarta-feira (17)

14h – Palestra sobre saúde e higiene bucal

Quinta-feira (18)

8h – Palestra “A vida é melhor sem DSTs e AIDS”

Sexta-feira (19)

8h – Encerramento

9h – Coral de intérpretes

9h30 – Coral de libras do Cais Cristo

10h – Teatro de atores surdos



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //