Saúde

Secretaria de Saúde de Alhandra realiza ações contra o mosquito da dengue

Prevenção


23/07/2015

Com o objetivo de discutir a situação da dengue e buscar novos meios de trabalhar a prevenção contra o mosquito no município. A Secretaria de Saúde de Alhandra realizou, na manhã desta quarta-feira (22), uma reunião de estratégias para montar um plano de ações preventivas contra a proliferação da dengue em toda a região de Alhandra. A reunião aconteceu às 9h, na Sede da Secretaria de Saúde e contou com a presença da secretária de Saúde de Alhandra, Albarina Kelly, das coordenadorias de saúde da atenção básica e da vigilância e saúde do município, de representantes das coordenadorias de vigilância em saúde e ambiental do Estado, e demais servidores ligados as ações preventivas do município.

Durante a reunião, foi debatida a situação dos casos de dengue em Alhandra e apresentadas as ações realizadas no municípios desde o início deste ano até o mês de julho, como por exemplo, os arrastões, palestras, panfletagens e visitas domiciliares, realizadas regularmente em todas as residências da região de Alhandra.

Na ocasião também foi discutida a nova classificação da dengue pelo Ministério da saúde e montado um cronograma de atividades, que incluem cursos de capacitação para os agentes de endemias e agentes comunitários do município. Na próxima quinta-feira (30), será realizada uma nova reunião de apresentação dos projetos para dar início as capacitações.

Para a secretária de Saúde de Alhandra, Albarina Kelly, essa reunião é importante para buscar novos meios estratégicos de combater o mosquito da dengue em toda a região. “O índice de infestação no município está alto e com esse período chuvoso, as ações de orientação e conscientização por parte da população, devem ser intensificadas”, disse.

A secretária aproveitou o momento para falar da importância da participação da comunidade nesse trabalho. “Todo mundo tem que se conscientizar, cuidar do quintal, não deixar vasilhas, garrafas ou qualquer objeto aberto com água parada, porque fica propício para desenvolver as larvas do mosquito. É um trabalho em conjunto, onde cada um tem que fazer a sua parte”, ressaltou Albarina.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //