Paraíba

Samu de João Pessoa ganha nova frota e veículos antigos serão remanejados

PMJP


21/02/2014

 Dezesseis novas ambulâncias, destinadas para o uso do Serviço Móvel de Urgência (Samu), foram entregues na manhã desta sexta-feira, 21, pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. A solenidade aconteceu no Parque Sólon de Lucena, e os veículos seguem em comboio para o Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.

Os veículos foram adquiridos através de convênio com o Ministério da Saúde, no valor de R$ 1.964.000,00, e de acordo com o prefeito Luciano Cartaxo, as ambulâncias substituídas serão remanejadas para as Unidades de Saúde da Capital, e outra parte ficará na reserva, sendo utilizada caso ocorra algum problema com as unidades titulares.

Os veículos irão atender moradores da 1ª Macrorregião, que formada pelos municípios de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Conde e Cabedelo, totalizando 1,8 milhão de habitantes. Atualmente João Pessoa conta com sete unidades de suporte básico de vida, sete motolâncias e cinco unidades de suporte avançado de vida. Além dos veículos lotados em João Pessoa, a região metropolitana possui outras quatro unidades de suporte básico de vida.

“Com a renovação da frota garantiremos a cobertura do Samu em toda região metropolitana. Desta forma, se uma ambulância quebrar, teremos veículo reserva para substituir, evitando a interrupção da assistência à população”, destacou o secretário de Saúde do município, Adalberto Fulgêncio.

A Central de Regulação do Município de João Pessoa tem sede fixa no Centro Administrativo Municipal. Os médicos atendem 56 municípios da 1º Macrorregião e cinco da região metropolitana, incluindo a Capital, num total de 61 municípios que são regulados por João Pessoa.

Gilmore Lins, coordenador administrativo do Samu, explica que o médico regulador é uma autoridade sanitária. “Através de uma chamada ele avalia a situação apresentada pelo usuário e autoriza o envio de uma ambulância. Assim, se acontecer um acidente no município de Guarabira e alguém ligar para o 192, a ligação cairá aqui na Central de Regulação de João Pessoa e o médico daqui liberará ou não a ambulância do Samu de lá”, explicou.

Chamadas

Cerca de 164 mil chamadas foram atendidas no ano passado pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) Regional de João Pessoa. Os dados constam no relatório de 2013, que revelou ainda terem sido feitos 30 mil atendimentos, a maioria relacionada a acidentes de trânsito – cerca de 60% dos casos. Para entrar em contato com o Samu Metropolitano de João Pessoa basta ligar para o 192.

História

O Samu Regional – João Pessoa foi inaugurado em 7 de julho de 2004, em parceria com o Corpo de Bombeiros da Paraíba. No início teve sede provisória em um anexo do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Em 7 de março de 2006 foi inaugurada a sede própria do serviço, no Centro Administrativo Municipal (CAM).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //