Política

Ruy fala sobre reunião com ministro da Cidadania e volta a criticar aglomerações em ônibus de João Pessoa


02/04/2021

Da redação/Portal WSCOM

O deputado federal Ruy Carneiro falou nesta sexta-feira (2) sobre seu encontro com o ministro da Cidadania João Roma, e voltou a criticar a gestão da mobilidade urbana em João Pessoa no tocante as aglomerações no transporte público durante o feriado prolongado, além de pontuar falhas dos decretos que, segundo o parlamentar, já deveriam ter sido corrigidas.

Ruy também fez declarações sobre a condução do novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga a frente da pasta. O deputado afirmou que “a troca foi muito importante e vai dar um novo rumo na condução do ministério da saúde forma mais ponderada e mais próxima da ciência. Com certeza isso vai nos trazer frutos importantes num período grave como esse que o Brasil e o mundo estão passando”, disse em entrevista ao programa Correio debate.

Devido ao seu trabalho consolidado no apoio às causas sociais na Paraíba, o deputado federal Ruy Carneiro esteve em reunião com o ministro da Cidadania, João Roma, com o objetivo de garantir o fortalecimento de entidades dedicadas às famílias mais vulneráveis no estado. O ministro fez questão de pedir a Ruy que apresentasse a cartilha “Em Defesa da Assistência Social no Brasil”, elaborada durante o mandato e que tem o objetivo de orientar as entidades sociais sobre os caminhos para receber recursos federais.

“Ele nos convidou porque fizemos uma cartilha para as entidades sociais e ele queria conhecer esse trabalho. Nós fazemos um trabalho extenso com várias entidades aqui da Paraíba, a exemplo da Villa Vicentina, APAE, Pestalozzi, Lar da providência, Donos do Amanhã, Aspan, Comunidade Filhos da Misericórdia e tantas outras. Essas entidades atendem idosos, pessoas com deficiência, portadores de câncer, pessoas em situação de rua, crianças. A demanda dessas e de tantas outras instituições é gigante. Por isso, nossa conversa com o ministro foi para pedir apoio no fortalecimento das entidades que fazem assistência social em nosso estado”, pontuou.

Durante a semana de feriado prolongado instituído através de Medida Provisória pelo Governo da Paraíba, além das medidas do Decreto Estadual vigente que regulam atividades comerciais, foi possível conferir muita aglomeração nos transportes públicos de João Pessoa, situação que foi duramente criticada por Ruy Carneiro, que chegou a solicitar aumento da frota de ônibus da capital.

“O que nós temos colocado é que chegamos a uma situação de colapso. No nosso entendimento aconteceram erros por parte do Estado, por parte da Prefeitura, que fizeram restrições menores, mas não souberam fiscalizar essas restrições, e aí a situação degringolou. Nós temos situações estranhas, como por exemplo, uma multidão andando de ônibus, e a frota não é aumentada como deveria ser. Se fosse necessário fazer um subsídio temporário para as empresas andarem com um volume de veículos muito maior, isso não teria nenhum problema, porque a vida das pessoas é mais importante”, disse Ruy Carneiro.

O deputado também fez críticas a algumas medidas e a falta de fiscalização das mesmas. “Às vezes você fecha um comercio, por exemplo, que está funcionando de maneira ordenada e deixa uma multidão andando de ônibus. São erros que me parecem primários e que já deveriam ter sido corrigidos e que ainda podem ser corrigidos com a ação do poder público. Muitas vezes vemos também nos mercados públicos uma multidão, às vezes até pessoas sem máscaras, e a ausência do poder público. Numa situação de calamidade é importante que o cidadão sinta a presença do poder público orientando, evitando aglomeração, distribuindo máscara. A prefeitura e o estado têm que fazer a sua parte pedagógica e tomar essas decisões técnicas”, declarou o deputado.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //