Saúde

Riscos dos alimentos rápidos para as crianças

saúde


17/12/2013



 As escolas que ainda não iniciaram seu período de férias já estão bem próximas dele, para a alegria da criançada. O fim do ano é, geralmente, sinônimo de muita diversão, com as festas de Natal, Ano Novo, praia, brincadeiras, passeios com os amigos. Nessa época, com o tempo quase sempre preenchido pelas atividades de lazer, é comum que o cardápio das famílias fique mais relaxado, abrindo mais espaço para coisas práticas, como pratos congelados no lugar de feijão e arroz feitos no dia, refrigerante no lugar no suco, salgadinhos no lugar da salada de frutas. Exagerar nos industrializados, no entanto, pode ser perigoso para a saúde dos pequenos.

Muitos pais não sabem ou não dão tanta importância para o fato de por trás desses alimentos práticos e tão agradáveis ao paladar infantil esconderem-se perigos sérios, como hipertensão arterial e aumento da pressão do corpo. A nutricionista do Hapvida Saúde, Benilma Mendes, recomenda que os pais fiquem de olho na alimentação dos filhos e meçam a pressão arterial das crianças com frequência.

Controlar a ingestão de sódio é importante, assim como dar preferência a alimentos cozidos em casa, mas sem uso de temperos prontos. Outra dica é usar ervas aromáticas no tempero dos alimento. Assim, os pequenos poderão curtir as férias de maneira saudável e com muita energia.

A nutricionista chama atenção ainda para a importância de se manter uma alimentação adequada para aquelas crianças que já têm problemas diagnosticados. Manter a prática regular de exercícios físicos é fundamental. “O paciente com hipertensão apresenta retenção de líquidos. O exercício físico melhora a circulação, ajudando a diminuir a pressão arterial”, explica Benilma Mendes.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //