Política

Ricardo pede a Levy que a União permita aos Estados atrair empréstimos no exteri

Reunião em Natal


08/05/2015

O governador Ricardo Coutinho (PSB) defendeu, nesta sexta-feira (8), durante o 3º Encontro de Governadores do Nordeste, em Natal (RN), que o Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, permita a liberação de condições para que os Estados possam atrair recursos advindos do exterior. Segundo ele, o objetivo do pedido é possibilitar novos investimentos e obras na Paraíba.

De acordo com Ricardo Coutinho, os Estados da Região Nordeste necessitam de investimentos em curto prazo para criar instrumentos de receptividade. “Se isso não ocorrer, nós vamos nos transformar em uma região apenas consumidora, com a economia baseada na prestação de serviços”, disse o governador, que ainda defendeu a criação de meios para manter o crescimento regional maior do que a média brasileira para, com isso, aumentar a atração de empresas para o Nordeste.

O outro ponto defendido por Ricardo Coutinho, na 3ª Reunião de Governadores, foi o aumento das linhas de crédito dos Estados. Segundo ele, o tema foi amplamente discutido com o ministro Joaquim Levy, que garantiu avançar com a pauta, em Brasília.

“Nós precisamos de investimentos e de linhas de crédito porque quem faz o dever de casa bem feito, a exemplo da Paraíba que tem capacidade de endividamento e que reduziu a sua dívida de 44% para 28%, entre 2010 e 2014, precisa ter o direito de contrair empréstimo caso o Estado queira. A União não pode estar no meio disso dizendo se pode ou não pode. Portanto, nós estamos construindo isso e eu acho que o ministro avançou bastante com essa posição”, concluiu.

LEIA MAIS
Faria destaca convergência com Levy durante Encontro dos Governadores

Ricardo cobra celeridade da União em relação aos pleitos da região Nordeste



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //