Paraíba

Ricardo confirma aumento do racionamento no abastecimento de água em Campina

crise hídrica


08/05/2015



{arquivo}O governador Ricardo Coutinho (PSB) confirmou, nesta sexta-feira (8), em Natal (RN), durante a 3ª Reunião de Governadores do Nordeste que o racionamento no abastecimento de água na cidade de Campina Grande deverá aumentar mesmo nos próximos dias. O gestor socialista lembrou que deste o último encontro com a presidente Dilma Rousseff (PT) e o encontro de governadores nordestinos ocorrido em João Pessoa, que a união não libera nenhum tostão para nenhum Estado.

Ricardo Coutinho lembrou que a questão de emergência por questões climáticas cabe ao Governo Federal. “O estado entra como parceiro, mas é preciso verba emergencial da União”, explicou.

O governador lembrou ainda que os açudes que abastecem a Paraíba hoje comportam apenas 21% da sua capacidade.

Boqueirão em estado crítico
Atualmente, o Açude de Boqueirão está com pouco mais de 20% da sua capacidade de armazenamento e o racionamento de água já está em prática no município de Campina Grande e em outras cidades da região do Agreste paraibano desde o início de dezembro do ano passado. O racionamento de água atinge cerca de um milhão de habitantes, de acordo com a Companhia de Água e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa).

O Açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, localiza-se no município paraibano de Boqueirão e tem uma bacia que se estende pelos municípios de Boqueirão, Cabaceiras e São Miguel de Taipu. Abastece cidades como Campina Grande, Boqueirão, Queimadas, Pocinhos, Caturité, Riacho de Santo Antônio e Barra de São Miguel.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //