Policial

Reunião de Colonos com DNOCS termina em bofetões, confusão e nada resolvido

Sousa


28/11/2013



Centenas de colonos ocuparam a sede do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS), no Distrito de São Gonçalo, Município de Sousa, na manhã desta quarta-feira (27), visando impedir a reunião que estava marcada entre um dos diretores do DNOCS de Fortaleza/CE com a diretoria local.

O encontro consolidaria a eleição para a nova gestão da Junta de Usuário de São Gonçalo (JUSG), cuja diretoria está vencida há dez meses.

Os pequenos agricultores pediram a extinção da JUSG por não acreditarem mais neste órgão regulador do Perímetro Irrigado de São Gonçalo, que vive envolvido em várias denuncias de desvios de finalidade.

Com a extinção da JUSG, o DNOCS assumiria a fiscalização do Perímetro, como também o ônus da fiscalização e cobrança das taxas de manutenção para a preservação e conservação.

O Diretor do DNOCS, Dr. Meneses, disse que a primeira finalidade dele hoje, em Sousa, foi ouvir os diretores da JUSG para, depois, fazer uma reunião com os demais colonos.

No entanto, os agricultores reclamaram e disseram que tudo não passava de uma manobra para prejudicar ainda mais os colonos, que, de fato, a vinda do diretor seria para reativar a diretora da JUSG e eleger novos membros sem conhecimento dos Colonos.

A reunião com a presença de Dr. Meneses foi tumultuada e conturbada. Muitos colonos desabaram e acusaram o atual presidente da JUSG, Nonatinho, de incompetente e de realizar desvios de finalidade de recursos; pediam a extinção do órgão por não mais servir a finalidade dos irrigantes.

Seu Nonatinho se defendeu e apresentou cópias de documentos. Emocionado, disse que muitos colonos deviam a ele por muitos projetos existirem hoje no Perímetro.

A reunião terminou tumultuada, com discussões e bofetões por parte do ex-presidente da CAMISG, Sales Guimarães, e o colono João Zildo de Sousa, cuja contenda foi apartada pelos agricultores.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //