Paraíba

Reitora diz que crise diminui bolsas e afeta pesquisa em universidades públicas

SITUAÇÃO PREOCUPANTE


12/08/2016

Em entrevista concedida à Rádio RPN 89,3 FM, a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, avaliou como preocupantes os cortes nas bolsas para o ensino superior. Das 4 mil bolsas de mestrado e doutorado que foram cortadas no país, 74 delas foram retiradas da UFPB.

“Lamento que o slogan 'pátria educadora' não tenha sido o slogan para valer neste país, pois as situações que se colocam na educação como um todo, e no nosso caso da educação superior, são preocupantes”, comentou Margareth Diniz.

Com relação ao quadro das pesquisas produzidas pela universidade, que já contavam com pouco investimento antes dos cortes atuais, a reitora disse que “quando se cortam 74 bolsas de mestrado e doutorado e 124 bolsas de iniciação científica, causam desmoronamento de atividades de pesquisa na instituição”. 

Segundo Diniz, em reunião realizada em Brasília com a professora Margarida Salomão, ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora, foram mostrados os perfis dos estudantes e da universidades federais para a obtenção de parcerias que se comprometam com a edudação, visando reverter os cortes. 

Quando questionada sobre a exitência de movimentos por parte dos reitores, Margareth afirma: “A Andifes (Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior) tem reuniões mensais em Brasília e estas passarão a ser quinzenais para fazer essa movimentação, reivindicando os cortes na educação”, finalizou.  



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //