Saúde

Quinze minutos de sol por dia evitam ganho de peso

Aos poucos


11/06/2013



 Para evitar que os quilinhos extras apareçam, manter uma alimentação saudável e não se descuidar das atividades físicas é fundamental. Mas às vezes, mesmo fazendo tudo isso da forma correta, o efeito esperado pode não surgir. Pelo contrário, o peso pode até mesmo aumentar. São vários os fatores que contribuem para que isso aconteça. Um deles é a falta de vitamina D no organismo.

Leia também:
Vitamina D depende dos raios solares para atuar no nosso organismo
Inverno dá fome! Saiba como fugir dos exageros
Sopas que ajudam na dieta precisam fugir de alguns ingredientes

Diferente do que se costuma dizer, a absorção de vitamina D possui diversas outras funções no organismo além do fortalecimento dos ossos e dentes. Entre elas, segundo a nutricionista Fernanda Graja, está a participação, mesmo como coadjuvante, na luta contra a balança. “A vitamina D está envolvida na produção da insulina. Portanto, quando há carência, reduzem-se os receptores para insulina nas células. Com isso, o pâncreas tem que produzir mais insulina, o que prejudica o processamento do açúcar e, ainda por cima, aumenta o acúmulo de gordura e de substâncias inflamatórias que estimulam o apetite”, explica.

Normalmente, o corpo produz essa substância quando exposto ao sol, cerca de quinze minutos ao dia. Alguns alimentos, como peixes, ovos, leite também são boas opções de fonte, porém, nem sempre a alimentação diária é suficiente para suprir as necessidades individuais. “Em média, um adulto precisa consumir 5 mg por dia. Os idosos, em geral, devem consumir 10 mg. No entanto, é importante alertar também que o excesso pode fazer mal ao elevar os níveis de cálcio na corrente sanguínea que, como resultado, pode causar o desenvolvimento de pedras nos rins”, diz.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //