menu

Paraíba

07/05/2013


TRE reforça atendimento em CG

Cadastramento

 Para atender os eleitores que ainda não fizeram o recadastramento do registro eleitoral e a coleta de dados biométricos, foi reforçado edsde segunda-feira, 6, o atendimento nas cidades de Campina Grande, Massaranduba, Boa Vista e Lagoa Seca.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) assinou termo de cooperação técnica com as Prefeituras e Câmaras Municipais de Boa Vista e Lagoa Seca, e com as Prefeituras de Campina Grande e Massaranduba, para conclusão do projeto biometria da Justiça Eleitoral, que se encerra em março de 2014.

Para o presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, a parceria é fundamental para que a Justiça Eleitoral atinja a meta de concluir o recadastramento biométrico do eleitorado da Paraíba dentro do prazo. “Somos eleitores e sabemos que não se faz uma eleição sem a parceria do TRE com os órgãos federais, estaduais e municipais. Nosso número de servidores é muito reduzido. Especialmente as Prefeituras são a célula maior da sociedade, são mais de 5 mil municípios, e ficamos satisfeitos em contar com este apoio”, declarou.

Apenas em Campina Grande são 280.207 eleitores que devem se submeter ao cadastramento biométrico. Segundo dados da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PB, até última sexta-feira (06), pelo menos 10.219 (3,13%) já haviam passado pelo cadastramento biométrico. “Com a cessão dos servidores pelas Prefeituras nós vamos ampliar o atendimento e chegar ao total de kits com pessoas atendendo para atingir a meta que o TRE pretende atingir”, afirmou o coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor em Campina Grande (Cenatel-CG), juiz da 17ª Zona Eleitoral Ruy Jander Teixeira da Rocha.

Além da ampliação de número de stands de atendimento no Fórum Eleitoral de Campina Grande, o termo prevê a instalação de um posto de atendimento no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia de Campina Grande.

No município de Lagoa Seca são 19.583 para serem biometrizados. Já em Massaranduba o total é de 10.142 eleitores, em Boa Vista o número de eleitores a serem regularizados são de 5.509 eleitores. Nos três municípios o atendimento aos eleitores teve início nesta segunda-feira, nos cartórios eleitorais.

Em Boa Vista, após o treinamento dos servidores cedidos, a Justiça Eleitoral deve instalar um posto de atendimento no prédio da Biblioteca Memorial Cultural e Política, vinculado à Câmara de Vereadores. Em Lagoa Seca o posto deverá funcionar na Câmara de Vereadores. Já em Massaranduba, os postos deverão ser instalados no Salão Paroquial da Igreja Católica da cidade.

Firmaram a parceria com o presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues; o prefeito de Boa Vista, Edvan Pereira Leite; o presidente da Câmara de Boa Vista, Antônio Carlos Macedo; a vice-prefeita de Massaranduba, Maria do Socorro Rogério Gomes; o prefeito de Lagoa Seca, José Tadeu Sales de Lima; e o presidente da Câmara de Lagoa Seca, Nelson Pereira Anacleto.