Saúde

Profissionais de saúde realizam mutirão para diagnóstico de câncer de cabeça e p

cabeça e pescoço


23/07/2015

Médicos e profissionais da saúde farão um mutirão de atendimento ambulatorial neste sábado (25), a partir das 8h, no Hospital Napoleão Laureano, em Jaguaribe. Na ocasião serão atendidas pessoas que apresentam sintomas e estão na fila de diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço.

A ação, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e que conta com o apoio da Unimed João Pessoa, faz parte da Campanha Julho Verde, que durante todo o mês está realizando mobilizações em todo mundo para alertar sobre este tipo de câncer. A cor verde representa a saúde e a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Na próxima segunda-feira, 27 é o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço.

O câncer de cabeça e pescoço está entre os cinco mais frequentemente diagnosticados. Os mais comuns são o de boca, laringe e tireoide. O de boca e laringe é apresentado em maior número entre homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer, perde apenas para o de próstata. Nas mulheres o de tireoide é o quinto mais comum.

Se for diagnosticado precocemente e combatido, o câncer de cabeça e pescoço tem mais de 80% de chance de cura. Segundo o cirurgião de cabeça e pescoço Victor Perrusi, coordenador da Campanha Julho Verde na Paraíba, o paciente deve buscar atendimento médico para casos de rouquidão, que persiste por mais de três semanas, assim como feridas na boca que demoram cicatrizar e caso perceba algum caroço ou nódulo que persista por mais de 15 a 20 dias.

"A Campanha Julho Verde é extremamente importante para conscientizar as pessoas sobre como prevenir o câncer de cabeça e pescoço e também para o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura", enfatizou Victor Perrusi.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //