Brasil & Mundo

PRF flagra mais de 16 mil motoristas em excesso de velocidade em 2015

No Brasil


09/04/2016

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) já flagrou mais de 16 mil condutores dirigindo com excesso de velocidade só este ano. Conduta extremamente nociva, circular com veículo acima da velocidade permitida é uma das principais causas de mortes no trânsito. Em 2015 foram registrados 302 acidentes cuja causa presumível foi o excesso de velocidade, deixando 75 pessoas gravemente feridas e 22 mortos.

A perspectiva com o aumento da fiscalização é a queda do número de mortes ao longo do ano. O radar fotográfico utilizado é capaz de flagrar um veículo cometendo o excesso a mais de um quilômetro de distância. A PRF realiza operações de radares diariamente em diversos pontos das rodovias federais que cortam o estado da Paraíba. Os radares podem ser operados em qualquer parte do trecho, inclusive de forma sequenciada, sendo posicionados a poucos quilômetro de distância entre si. A ideia é criar uma expectativa de que em qualquer lugar o condutor poderá se deparar com a fiscalização de velocidade.

Na manhã de hoje, um veículo de passeio foi flagrado trafegando com a velocidade de 187 Km/h na BR-101 em um local devidamente sinalizado, indicando a velocidade máxima de 100 km/h. Também foram flagrados veículos de cargas e motocicletas cometendo irregularidades.

Atenção durante a viagem: é comum ouvir dos motoristas flagrados em excesso de velocidade que nem percebem o quão rápido estão. Proprietários de veículos modernos,confortáveis e silenciosos precisam redobrar a atenção. A prática de dirigir exige muitos cuidados e atenção deve ser difusa. No momento da condução se faz necessário observar constantemente a velocidade permitida para a via e a velocidade com a qual se trafega.

Rodovias com pistas duplicada, em boas condições e nos trechos com grandes retas são os locais onde os condutores mais costumam abusar e essa falsa sensação de segurança promove tal comportamento. É imprescindível obedecer a sinalização independente do traçado e das condições das estradas, pois em caso de imprevistos, a chance de realizar com sucesso uma parada de emergência, cai drasticamente.

Multas e pontos na CNH: Nos casos mais graves, com mais de 50% da velocidade máxima da via excedida, o Código de Trânsito Brasileiro prevê infração gravíssima, o condutor acumula 7 pontos na CNH e sofre a penalidade de multa no valor de R$ 574,62, além da suspensão imediata do direito de dirigir e apreensão do documento de habilitação.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //