Paraíba

Prefeitura de JP revela números de mamografias em 2013

saúde


21/01/2014

 Divulgado nesta terça-feira, 21, pela Prefeitura de João Pessoa o total de mamografia e citológico realizados em 2013. No total foram de 46 mil exames, e os dados foram divulgados pela área temática da saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apontando o Outubro Rosa como uma das ações responsáveis pelo aumento de procedimentos.

A coordenadora da área temática da saúde da mulher da SMS, Tânea Lucena, assinalou que o principal avanço foi a sensibilização da população em relação à necessidade de realizar exames. “Durante o ano de 2013 inteiro foram promovidas ações que incentivassem a mulher a se cuidar, mas foi com o Outubro Rosa que tivemos a maior procura por exames”, disse.

Em João Pessoa, a SMS fornece, aproximadamente, cinco mil exames de mamografia por mês, o que equivale a 60 mil ao ano. Foram 10.430 mamografias solicitadas durante o outubro Rosa. Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) da rede municipal de João Pessoa estiveram abertas aos sábados durante o mês de outubro.

“Queríamos que, em 2013, conseguíssemos ampliar o número de mamografias. Em 2012 nós só tínhamos um teto de 2 mil. Passamos para 5 mil em 2013”, destacou Tânea, ressaltando que a iniciativa fez parte do Outubro Rosa, evento promovido pela PMJP com o objetivo de mostrar às mulheres e à sociedade a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Exames

Durante o outubro Rosa foram realizadas 5.138 mamografias bilaterais, 98 mamografias unilaterais e 5.368 exames citológicos realizados. Além destes procedimentos, outros 2.400 exames de mamografia foram realizados em novembro como uma demanda do Outubro Rosa. A SMS oferta diariamente, por intermédio das unidades de saúde, coleta para o exame citológico, que hoje tem seis laboratórios contratados para realizarem o exame no máximo em 30 dias. O município também contrata seis clínicas para realizar exames de mamografia.

Novembro Azul

A SMS também investiu no combate ao câncer de próstata. Durante o Novembro Azul, a SMS promoveu um total de 4.582 procedimentos preventivos contra o câncer de próstata. Para o Novembro Azul foram fornecidos à população cinco mil testes de PSA e mil consultas em urologia.

Além da abertura das Unidades de Saúde no Dia “D”, durante um sábado do mês de novembro, outras medidas como a conscientização dos profissionais da rede para a importância do exame e a possibilidade de enfermeiros solicitarem o procedimento, também serviram como forma de ampliar os exames realizados.

No Novembro Azul foram realizadas 890 consultas em cirurgia de urologia no Hospital Santa Isabel e outras 952 em toda a rede, além de 2.740 exames de PSA (Dosagem de Antígeno Prostático Específico) e 25 cirurgias de próstata.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //