Paraíba

Polícia Militar abre concursos internos para ascensão de policiais

Concurso


26/09/2014

 A Polícia Militar lançou, nesta sexta-feira (26), três concursos internos para capacitação e ascensão de cabos, sargentos e habilitação de oficiais. Ao todo, serão oferecidas 140 vagas. Os três editais foram publicados no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), banca responsável pela elaboração das provas intelectuais.

As inscrições podem ser realizadas a partir de 1º de outubro, exclusivamente no endereço www.idecan.org.br. Os certames são compostos por três etapas (intelectual, saúde e física) e a primeira fase acontece nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos.

De acordo com o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, as seleções internas fazem parte da política de capacitação e ascensão profissional da instituição. “Desde 2011, retomamos concursos que estavam paralisados. Nosso objetivo é capacitar nossos policiais e, ao mesmo tempo, estimular a tropa a buscar novas graduações e postos. Em pouco mais de três anos foram investidos quase R$ 13 milhões na formação do policial militar da Paraíba. A política de ascensão contemplou quase cinco mil promoções. Essas ações transformam nossa corporação em uma instituição cada vez mais preparada e estimulada para cuidar da segurança do cidadão”, destacou o comandante geral.

Um dos editais lançados é para o curso de formação de cabos, que há 13 anos não era oferecido pela corporação. Serão oferecidas 60 vagas, divididas em duas turmas com provas marcadas para o dia 30 de novembro, exigindo assuntos de conhecimento de comunicação institucional, legislação e técnico-profissional.
Para a formação de sargentos, cujos concursos realizados em três anos já formaram mais de 200 praças, estão sendo oferecidas 60 vagas, divididas em duas turmas. As provas estão previstas para acontecer no dia 7 de dezembro e abordam assuntos de comunicação institucional, raciocínio lógico, conhecimento de legislação e conhecimento técnico-profissional.

Outra oportunidade é voltada aos praças da graduação de subtenente e 1º sargento ingressarem no Quadro de Oficiais Administrativos, através do Curso de Habilitação de Oficiais, que oferece 20 vagas. A prova está prevista para acontecer no dia 30 de novembro, com assuntos de comunicação institucional, raciocínio lógico, conhecimento de legislação história da Paraíba e conhecimento específico.

As datas das provas para o curso de cabo e sargento são diferentes para garantir mais oportunidade aos soldados, já que esta graduação pode fazer os dois concursos. Para a formação de sargento, os cabos também poderão concorrer a uma das vagas.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //