Paraíba

PMJP relocará moradores de áreas e prédios invadidos no Grotão e Cruz das Armas

EM JOÃO PESSOA


16/06/2017

{arquivo}A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab), está relocando famílias que moram sem nenhuma estrutura em áreas ou prédios invadidos.

Para tanto, foi formada uma força tarefa, envolvendo várias secretarias municipais, que já vem realizando essas ações. Essa semana, por exemplo, foi realizada uma reunião para discutir a relocação dos moradores de duas áreas: de um terreno na Rua do Arame, no Bairro do Grotão, e do antigo prédio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Cruz das Armas.

No total, são 672 pessoas, o que representam 168 famílias, que atualmente vivem em situação de ocupação insalubre. Essas serão transferidas para o Residencial Vista Alegre X, no bairro de Colinas do Sul, que foi construído para Prefeitura de João Pessoa.

"Já mantivemos contato com a Superintendência do Patrimônio da União, órgão responsável pelos prédios públicos federais, e tão logo o prédio seja desocupado, terá seu uso destinado. Assim, a prefeitura, por orientação do prefeito Luciano Cartaxo, estará resolvendo um problema histórico na Capital e consolida mais uma etapa para realizar o maior programa habitacional do Nordeste”, destacou o secretário adjunto de Habitação, André Coelho.

Meio ambiente e saúde 

Nessas áreas invadidas, e que serão desocupadas, a Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (GVAZ) já começou a realizar o controle de vetores (ratos, baratas e demais insetos). É fundamental a realização desse trabalho antes da demolição das casas para que não haja a proliferação e invasão desses vetores na vizinhança.

Além da Secretaria de Habitação, formam essa força tarefa a Secretaria de Orçamento Participativo (OP), a Coordenação da Defesa Civil (CMDC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).
 



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