Educação

PMJP abre inscrições para 900 vagas do Pronatec da Educação de jovens e adultos

18 cursos


01/09/2014



A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), por meio da coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), está com inscrições abertas para 900 vagas em 18 cursos técnicos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos são frutos de uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As inscrições acontecem até sexta-feira (5).

As vagas são destinadas a qualquer aluno matriculado na rede municipal de educação, na modalidade de EJA. Para inscrever-se, é necessária a cópia de Carteira de Identidade e CPF, comprovante de residência, conta da Caixa Econômica Federal (poupança ou corrente específica do próprio aluno).

O interessado deverá procurar a própria escola em que já estuda na modalidade de ensino EJA. O aluno matriculado em um dos cursos irá receber a cada hora de curso o valor de dois reais. O valor do auxílio será depositado na conta do próprio aluno a cada 15 dias, dando um total de R$ 160 por mês.

Os inscritos pelo Senai terão aulas no Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, localizado na Avenida das Indústrias, S/N – Distrito Industrial de João Pessoa. Os cursos oferecidos pelo Senai são: eletricista predial, eletricista industrial, encadernador gráfico, serigrafia, operador de computador, costureiro, auxiliar administrativo, confeiteiro, padeiro e modelista.

Já os alunos que se inscreverem pelo Senac terão aulas na Escola Senac – Instituto Dom Ulrico, localizado na Avenida Dom Pedro I, 389, Centro, João Pessoa. Os cursos oferecidos pelo Senac são: cuidador de idoso, Espanhol aplicado aos serviços turísticos, Inglês aplicado aos serviços turísticos, operador de telemarketing, montador e reparador de computadores, operador de caixa, recepcionista e auxiliar administrativo.

Horário das aulas – No Senai, as aulas serão das 7h às 11h ou das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira com duração de três meses. A carga horária será de 200 horas-aula. No Senac, as aulas serão das 8h às 12h ou das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira com duração de três meses. A carga horária será de 160 horas-aula.

Veja mais informações sobre cada curso:

Curso: Eletricista Instalador Predial
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto
Realiza instalação e manutenção elétrica predial de baixa tensão, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Curso: Eletricista industrial
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental I Incompleto
Executa trabalhos de montagem e manutenção de instalações elétricas em baixa tensão, e de sistemas elétricos de máquinas e equipamentos, interpretando esquemas e diagramas, realizando levantamento de cargas, montagem de quadro de distribuição e de comando, instalação de dispositivos, componentes e materiais, e programando controladores lógicos, de acordo com normas técnicas, ambientais, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho.

Curso: Encadernador gráfico
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II Incompleto
Opera máquinas de acabamento gráfico e editorial. Encaderna, doura e grava folhas, documentos e livros manualmente e por meio de processos gráficos e artísticos, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Curso: Serigrafia
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II Incompleto
Realiza a transposição de imagens para diversos materiais, por meio da pressão da tinta sobre uma tela preparada. Acompanha os processos de serigrafia, através da identificação de problemas, proposição de soluções, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Curso: Operador de computador
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II Incompleto
Instala, configura e opera sistemas operacionais, aplicativos de escritório e periféricos.
Organiza entrada e saída de dados em sistemas de informação, conforme procedimentos técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual.

Curso: Costureiro
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II Incompleto
A partir de moldes pré-definidos, corta, costura e monta peças completas do vestuário, aplicando as técnicas de costura para tecidos planos, observando o sentido do fio do tecido e a sequência operacional.

Curso: Auxiliar administrativo
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II Incompleto
Atua nos processos administrativos de empresas urbanas e rurais, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação.

Curso: Confeiteiro
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental Completo
Elabora produtos de confeitaria, por meio do preparo de massas, coberturas e recheios. Conhece os princípios de armazenamento e condicionamento de matéria-prima e aditivos.

Curso: Padeiro
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II Incompleto
Elabora produtos de panificação, realizando o preparo de massas, coberturas e recheios, de acordo com as normas técnicas, de segurança, higiene e saúde no trabalho.

Curso: Modelista
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II Incompleto
Modela peças do vestuário, considerando a estrutura, caimento e sentido do fio dos tecidos e as instruções especificadas na ficha técnica para elaboração de moldes.

Curso: Cuidador de idoso
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental Incompleto
Cuida da higiene, conforto e alimentação do idoso, observando possíveis alterações no estado geral. Zela pela integridade física do idoso, presta primeiros socorros e promove atividades de entretenimento.

Curso: Espanhol aplicado aos serviços turísticos
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II Incompleto
Compreende e produz mensagens orais e escritas em língua espanhola em nível básico, no setor turístico, com vistas a atender às demandas e expectativas dos clientes de forma a atendê-lo com objetividade e cordialidade, esclarecer dúvidas usuais no setor turístico e apresentar as principais informações referentes à região em que atua. Compreende e produz gêneros textuais básicos do setor turístico. Reconhece variações culturais e linguísticas do universo em espanhol. Usa estruturas da língua espanhola em situações comunicativas reais.

Curso: Inglês aplicado aos serviços turísticos
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II Incompleto
Compreende e produz mensagens orais e escritas em língua inglesa em nível básico, no setor turístico, com vistas a atender às demandas e expectativas dos clientes de forma a atendê-lo com objetividade e cordialidade. Esclarece dúvidas usuais no setor turístico e apresenta as principais informações referentes à região em que atua. Compreende e produz gêneros textuais básicos do setor turístico. Reconhece variações culturais e linguísticas do universo em inglês. Usa estruturas da língua inglesa em situações comunicativas reais.

Curso: Operador de telemarketing
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II incompleto
Atende usuários, oferece serviços e produtos. Presta serviços técnicos especializados. Realiza pesquisas. Faz serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados para captar, reter ou recuperar clientes. Observa as normas do setor.

Curso: Recepcionista
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II Incompleto
Recepciona e atende diferentes públicos, por meio de diversos canais de comunicação (telefone, virtual e presencial). Promove a satisfação, a qualidade e a excelência no atendimento. Presta informações e estabelece fluxos de atendimento, com base nos processos, produtos e serviços da organização, de modo a atender com rapidez e eficiência às necessidades do cliente.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //