Educação

Piora desempenho de alunos do 9º ano do fundamental de SP no Saresp


10/03/2013

 Dados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) divulgados pelo governo estadual paulista na sexta-feira (8) revelam que, entre 2011 e 2012, o desempenho dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental piorou tanto em matemática quanto em língua portuguesa. Enquanto a porcentagem de alunos do 9º ano com aprendizado considerado adequado ou avançado caiu, aumentou a quantidade deles que apresentaram aprendizado abaixo do básico. Esse resultado se repetiu nas duas duas disciplinas.

Já entre os estudantes do 5º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio houve avanços, segundo os dados do Saresp.
 

A prova foi aplicada nos dias 27 e 28 de novembro de 2012 para alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do fundamental e do 3º ano do ensino médio de todas as escolas estaduais da rede paulista com a modalidade de ensino regular.

Veja abaixo a evolução dos resultados do Saresp de 2010 a 2012:

Anos iniciais finais do fundamental

Em 2012, caiu de 15,2% para 14% a porcentagem dos estudantes do último ano do ensino fundamental com aprendizado adequado em língua portuguesa. No caso dos alunos com aprendizado avançado, a porcentagem caiu de 1,8% para 1,6%. Por outro lado, a quantidade de estudantes com aprendizado abaixo do básico na disciplina subiu de 28,0% para 28,5%, número mais alto que o de 2010 (28,4%).

A piora no desempenho de alunos do 9º ano também aconteceu em matemática. Apesar de o número de estudantes com desempenho adequado ter caído pouco, de 9,2% para 9,1%, e permanecido igual na categoria de alunos com nível avançado, aumentou de 33,8% para 36,6% a porcentagem de alunos prestes a entrar no ensino médio que demonstraram não terem aprendido nem o conteúdo básico em matemática.

Além disso, os resultados fizeram com que o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), que combina o desempenho dos alunos nessas duas disciplinas no Saresp com indicadores de aprovação, reprovação e abandono, recuasse de 2,57, em 2011, para 2,50 em 2012, um valor abaixo que o Idesp dos anos finais do fundamental em 2010.

No caso do quinto ano do fundamental, o número de crianças com aprendizado abaixo do básico também cresceu entre 2011 e 2012 tanto em língua portuguesa (de 17,4% para 18,1%) quanto em matemática (de 26% para 27,9%).
No entanto, em português, aumentou a porcentagem de alunos que tiveram desempenho adequado (de 32,9% para 33,5%) ou avançado (de 12,3% para 14,8%).


Ensino médio

O resultado do Saresp 2012 mostrou uma reversão na alta de alunos do 3º ano do ensino médio com aprendizado abaixo do básico em matemática. O índice havia crescido de 57,7% para 58,4% entre 2010 e 2011, mas, um ano depois, caiu para 55,8%. Mesmo assim, ele demonstra que mais da metade dos estudantes prestes a sair do colégio não haviam aprendido o conteúdo básico na disciplina.

Tanto em matemática quanto em português, o número de estudantes com nível adequado de aprendizado cresceu: em matemática, de 4,2% para 4,5%. Em português, o aumento foi mais expressivo, de 23,4% para 26,3%.



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