Policial

PF cumpre mandados da Operação Zelotes em residência de ex-auditor da receita

EM JOÃO PESSOA


09/05/2016



A Polícia Federal cumpriu dois mandados da Operação Zelotes, em João Pessoa, na manhã desta segunda-feira (9). Na 7ª etapa da investigação, que teve como base o Distrito Federal, São Paulo e Pernambuco, foi feita uma ramificação na capital paraibana onde foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e outro de condução coercitiva.

As duas ações foram realizadas em condomínio residencial de luxo, no bairro do Altiplano. O alvo foi a residência do advogado Francisco Sales Ribeiro de Queiroz, ex-auditor-fiscal da Receita Federal e ex-conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda – CARF, que é órgão alvo desta etapa da Operação Zelotes. A outra ação envolveu um advogado, cujo nome não foi revelado pela PF.

Ele foi conduzido coercitivamente para prestar esclarecimentos na sede regional da Polícia Federal, localizada em Cabedelo.

Sobre a operação
A atual fase da Zelotes investiga o perdão de multas que chegam a R$ 57 milhões por julgamentos no Carf, informou a PF. São cumpridos 27 mandados judiciais, sendo 12 de busca e apreensão e 15 de condução coercitiva em Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Distrito Federal e Paraíba. Uma pessoa está sendo ouvida no Complexo da Papuda, penitenciária que fica em Brasília.

São investigados os crimes de advocacia administrativa fazendária, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro. O processo corre em segredo de Justiça.

Na semana passada, a Justiça Federal condenou nove pessoas envolvidas em um esquema de compra de medidas provisórias durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva. Essa decisão proferida pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira não menciona Guido Mantega. O caso foi um dos desdobramentos das investigações da Operação Zelotes, iniciadas em 2014.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //