Futebol

Pelé não vê Neymar preparado para Europa e sugere que ele encerre a carreira no

Críticas


24/02/2013



 Ficar no Santos até o final da carreira. Este foi o conselho que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, deu para Neymar durante entrevista concedida ao programa Esporte Espetacular, da TV Globo. De muletas por conta de uma cirurgia no quadril realizada no ano passado, o Rei Pelé disse que o camisa 11 ainda não está preparado para enfrentar o futebol europeu, mas não vê a saída para o exterior como essencial para a carreira do jogador.

“Ele ainda não está preparado, principalmente onde dizem que ele ia jogar, porque se falava em Inglaterra e Itália. Acho que para ele Itália, Alemanha e Inglaterra não seriam bons países. Portugal, Espanha, França, já é um futebol mais técnico”, analisou Pelé, para depois dar o seu conselho ao camisa 11: “Joguei toda minha vida no Santos [exceção feita ao Cosmos, dos Estados Unidos, já no final da carreira], por que ele precisa sair? Fica no Santos”, sugeriu o Rei do Futebol.

E assim como fez na entrevista que concedeu ao jornal O Estado de S. Paulo, divulgada no meio da semana, Pelé também fez críticas a Neymar ao Esporte Espetacular. O roteiro foi o mesmo: “Eu acho que o Neymar se empolgou um pouco com a euforia de ser um jogador de maior expressão, e ele está se preocupando um pouco com a vaidade de aparecer e está se esquecendo da equipe”, acrescentou o Rei, para depois sair em defesa de Neymar.

“Você vê que tem muita gente criticando: ‘Ah, o Neymar quando pega time europeu, ou joga pela seleção, não é o mesmo’. Isso não é preocupação, porque o Messi na seleção argentina também não é o mesmo, porque o time não está entrosado. Se o Neymar entrar em um time entrosado, perfeito, tudo certo, mas em um time me que cada um faz o que quer, ele passa a ser mais um”, disse o Rei.

Em relação ao Brasil, Pelé acredita que a seleção acabou perdendo tempo com Mano Menezes e que agora terá de correr contra o tempo até a Copa do Mundo de 2014 para formar um time competitivo: “Tivemos um tempo longo de experiência e não montamos uma equipe. Ainda não temos um esqueleto, uma base, com todo o tempo que teve. Foi um tempo perdido”.

O Rei Pelé ainda destacou a importância de contar com um jogador experiente como Ronaldinho Gaúcho na seleção, mas ressaltou que o craque do Atlético-MG só deve ser titular se estiver bem fisicamente para ajudar o Brasil. “Toda seleção tem que ter um jogador experiente, só que ele precisa dar certo e estar em condições físicas para ajudar. Não pode entrar só porque é experiente”, opinou.

Por fim, Pelé falou sobre a fase de Lionel Messi e disse que o craque do Barcelona ainda está um nível abaixo dos argentinos Diego Maradona e Di Stéfano, ex-Real Madrid, o qual considera o melhor jogador da história do futebol dos Hermanos.

“Eu acho que o Maradona era muito completo, e eu acho o Messi mais sério como atleta. Então o Messi teve uma sorte de pegar uma equipe excelente. Mas pra fazer a comparação, na mesma medida, eu acho que o Di Stefano foi melhor que todos eles, mas foi outra época. O Maradona depois, e o Messi está chegando lá”, completou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //