Música

Pedro Faissal renova carreira com novo EP e novo nome para o Meiofree


12/03/2021

Foto: Hossein Albert

Portal WSCOM



Após 12 anos de carreira, 4 álbuns e 5 videoclipes lançados, a banda paraibana Meiofree foi rebatizada e agora se chama Pedro Faissal & o Meiofree. A mudança prenunciou o novo momento da carreira, incluindo novas pegadas temáticas, conceituais e sonoras, que agora se materializam neste novo trabalho.

As canções são inspiradas na realidade social e política do Brasil dos últimos anos. “Tentamos traduzir nesse EP tanto a problematização do que estamos passando no país, como também exprimir uma resposta com mensagens de afeto e esperança”, afirma Pedro, que é compositor de todas as letras.

Em termos sonoros, o novo álbum atualiza as referências da banda trazendo elementos e uma estética mais contemporânea. Para o produtor musical André Antério, que é também músico da banda, o Meiofree sempre teve uma pegada de rock noventista, que por tabela é também inspirada nas décadas anteriores, porque vem daí a formação musical de Pedro. “Percebi que minhas contribuições seriam principalmente em trazer referências mais contemporâneas, incluindo elementos como sintetizadores, metais, cavaco, gaita, samples e até beats eletrônicos”, explicou.

Outra grande novidade é a forma como foi concebido o novo material, gravado quase inteiramente à distância por causa da pandemia do covid-19. “Optamos por focar esse período de distanciamento na produção do EP. Investimos em equipamento de home studio de forma que as gravações pudessem ser feitas remotamente, cada músico gravando suas partes de suas próprias casas”, afirmou André. O álbum traz participações especiais de convidados como o baterista Bruno Torrez e os guitarristas Rafael Chaves e Victor Lustosa, que também puseram suas partes a partir de seus próprios estúdios caseiros. Outros membros da banda são o baterista Kleber Nascimento e o guitarrista João Cavalcante.

O EP Relampejo é composto por quatro faixas inéditas e estará disponível nas principais plataformas de música a partir do dia 12 de março. O músico e compositor Pedro Faissal faz um breve passeio conceitual pelas canções do novo trabalho:

Faixa 1 – Treta: “A música de abertura versa sobre esse tipo de brasileiro odioso que existe hoje em dia. É aquela pessoa que busca confusão gratuitamente e a gente entende que isso é muito fruto de uma crise de afetos. A gente brinca com isso e essa música vem falar um pouco sobre esse brasileiro que está disfuncional, distribuindo o ódio gratuitamente”.

Faixa 2 – Derrame: “Essa é uma música que também traz várias problemáticas de hoje em dia, todo esse discurso de ódio atingindo o preto, o pobre. É uma coisa amplamente difundida e a gente faz um panorama geral sobre o Brasil, brincando com a coisa de que ‘você deixou a pia aberta pensando demais’. Quando a gente pensa no tamanho da complexidade que é o Brasil, a pia fica aberta por muito tempo. Por isso é um derrame de água, é uma brincadeira com isso”.

Faixa 3 – Gaal: “Essa já traz um pouco do clima de esperança. Ela chama atenção para a questão do caminhar junto, dando as mãos e sendo parceiro de verdade. É importante ter para quem ligar nesse tempo de angústia. É importante caminhar junto e a gente só vai reconstruir coisas assim”.

Faixa 4 – Pipaline: “Fala sobre a curtição na praia da Pipa, perto da natureza. É isso que resolve, a gente poder ter um escape, ter uma forma de pensar mais leve, estando perto do surfe, da praia, da natureza. É uma música que aponta um outro caminho de cura pra isso tudo”.

FICHA TÉCNICA EP RELAMPEJO

Pedro Faissal: vozes principais, guitarra na faixa 4;

André Antério: guitarras, teclados, vozes de apoio, cavaco, gaita, escaleta, baixo nas faixas 2 e 3, beats e efeitos;

Felipe Tavares: baixo nas faixas 1 e 4;

Bruno Torres: baterias;

Rafael Chaves: solo de guitarra faixa 1 e 2;

Victor Lustosa: solo de guitarra faixas 3 e 4.

Todas as letras por Pedro Faissal;

Produção musical e edição por André Antério;

Mixagem e masterização por Adriano Leão;

Arte de capa por João Faissal.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //