Economia
PEC contra jornada 6×1 gera intenso debate redes sociais e busca apoio na Câmara
10/11/2024
Portal WSCOM com Agência Brasil
Uma proposta para acabar com a jornada de trabalho 6×1, onde se trabalha seis dias e descansa apenas um, ganhou força neste domingo (10), dominando as discussões nas redes sociais e liderando os assuntos mais comentados no X, antiga plataforma Twitter. A iniciativa, apresentada pela deputada Érica Hilton (PSOL-SP), busca apoio no Congresso para formalizar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que extinguiria essa jornada considerada “desumana” pela parlamentar.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Segundo Érica, o modelo 6×1 priva o trabalhador de convívio familiar, lazer e qualificação, limitando o tempo para o cuidado pessoal e até para buscar novas oportunidades de trabalho. A PEC necessita de 171 assinaturas para avançar, e Hilton já conquistou o apoio de cerca de metade dos parlamentares necessários.
A iniciativa conta também com o apoio do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), fundado por Rick Azevedo, vereador eleito pelo PSOL no Rio de Janeiro, que já reuniu 1,3 milhão de assinaturas em uma petição online a favor do fim da jornada 6×1.
A Constituição e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) atualmente estipulam jornadas de até 44 horas semanais, com compensação ou redução de horário mediante acordos coletivos. Contudo, para muitos, a prática do 6×1 é incompatível com o bem-estar dos trabalhadores e exige revisão urgente.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.