Mais Esporte

Patrulha florestal localiza objetos que podem ser de paraibano desaparecido no A

desaparecido


12/03/2013

Equipes de patrulhamento florestal que atuam no Parque do Aconcágua, na Argentina, encontraram nesta segunda-feira (11) uma jaquela e um gorro que podem ser do alpinista paraibano Josenildo Correia da Silva, desaparecido desde a última quarta-feira (6). De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), as buscas pelo brasileiro seguem em caráter de urgência.

Josenildo desapareceu quando escalava o Monte Aconcágua, na Argentina. O material encontrado pela patrulha será levado para a loja onde o brasileiro efetuou a compra/aluguel, para que seja feita a verificação.

O Itamaraty esclarecei, ainda, que na primeira semana de desparecimento o alerta é vermelho e as buscas são intensas. Como Josenildo está sumido desde a última quarta (6), o alerta vale apenas até amanhã (13). Em seguida, o alerta passa a ser o laranja, quando perde um pouco a intensidade. Esse é um procedimento padrão da Guarda Florestal, mas pode haver mudanças.

Na terra natal de Josenildo, a cidade de Guarabira, esposa, filha e amigos do alpinista mantém a esperança de que ele esteja vivo. A família mantém contato com amigos na Argentina, que os atualiza com frequência sobre as buscas. Eles ainda não cogitam viajar até lá para acompanhar de perto os trabalhos.

O CASO – O paraibano Josenildo Correia da Silva, de 48 anos, está desaparecido desde a última segunda-feira (4), quando escalava com um grupo de amigos o Monte Aconcágua, na Argentina. Segundo colegas de trabalho e amigos de Josenildo, ele saiu de Guarabira – cidade do Brejo paraibano onde morava – com destino à Argentina no dia 18 de fevereiro.

Nildo, como é chamado pelos amigos, estava acompanhado de outros quatro brasileiros: três paulistas e um mineiro. O objetivo deles era chegar ao cume do monte, mas por causa das más condições do tempo, os companheiros do paraibano foram desistindo ao longo do percurso.

Esta era a quarta grande escalada de Josenildo. Ele chegou a ir duas outras vezes ao Aconcágua, mas não teria conseguido chegar ao topo. Desta vez, teria ido obstinado a realizar o sonho.

O Monte Aconcágua é o ponto mais alto das Américas. O pico fica localizado nos Andes argentinos, a cerca de 110 quilômetros da cidade de Mendoza. A montanha representa um desafio para os alpinistas, que têm de enfrentar o frio e a escassez de oxigênio, comum em grandes altitudes, para tentar atingir o seu pico.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //