Paraíba

Pandemia do coronavírus faz aumentar quantidade de pessoas em situação de rua em JP; ONGs apontam 1.500

Segundo ONGs, a área social da Prefeitura de João Pessoa ainda não respondeu o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) construído com Ministério Público e Defensoria Pública do Estado.


04/04/2020

Imagem: Moradores em situação de rua, na Capital (Reprodução)

Por Walter Santos



A capital da Paraíba convive e precisa resolver o grave problema social gerado pelas poucas semanas de quarentena do novo coronavírus fazendo explodir a quantidade de pessoas em situação de rua, sem ter o que comer e onde morar. Segundo o movimento Rua do Respeito, a área social da Prefeitura de João Pessoa ainda não respondeu o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) construído com Ministério Público e Defensoria Pública do Estado.

De acordo com o economista Gelton Pinto Coelho, do Rua do Respeito, o Padre Egídio, do Hospital Padre Zé, tem distribuído 1.500 refeições por dia, constatando o crescimento da quantidade de pessoas morando nas ruas da Capital desde o centro até a praia.

SEM BANHO – Os relatos dos moradores são de cortar coração, pois há dias não tomam banho, nem têm higiene básica contínua, servindo de ambiente adequado para disseminação do coronavírus.

O trabalho voluntário da ONG “Corações que se Ajudam”, como inúmeras outras, tem contado com participação de diversas pessoas. A organização distribuía 150 refeições e agora já passam de 500.

AGUARDANDO PMJP – Segundo as ONGs, a realidade impõe urgência e medidas da Prefeitura para atender as famílias, mas até o presente tem entendimentos, mas faltando providências.

Confira o relato:

Após a publicação da matéria pelo WSCOM, a Prefeitura de João Pessoa se manifestou sobre a assistência aos moradores de rua. Leia:

‘A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vem a público esclarecer sobre informações veiculadas em matéria do site WSCom neste sábado (4), alegando falta de assistência da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) à população em situação de rua no município.

A Sedes informa que desde o dia 19 de março vem reforçando seu olhar assistencial principalmente às pessoas em situação de rua com o reforço do trabalho do Centro Pop, que além do habitual café da manhã e banho oferecido aos seus usuários, também passou a distribuir diariamente kits de higienização compostos por máscara, álcool em gel e sabão, além de trabalho educacional sobre o coronavírus e a importância da higiene para prevenção.

Já era prática habitual do Centro Pop o oferecimento de almoço para seus usuários que para evitar aglomerações, agora recebem uma ficha e fazem sua refeição gratuitamente no Restaurante Popular da Lagoa, totalizando entre café da manhã, almoço e jantar mais de 2.400 refeições no período de duas semanas, incluindo parcerias com organizações não governamentais, pastorais e igrejas das mais diferentes denominações.

Além da assistência através de higienização e alimentação, com as doações realizadas através da Central de Doações aberta no Clube da Pessoa Idosa, foram arrecadadas mais de 500 peças de roupas entre blusas, calças, sapatos e outros que também foram distribuídos entre os usuários do Centro Pop.

O Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes) também reforçou seu trabalho, expandindo suas abordagens também para a distribuição de almoços e jantar todos os dias da semana em diversos pontos da cidade, incluindo bairros como Valentina, Costa e Silva, região da praia e outros, totalizando mais de 6.400 refeições distribuídas nas duas últimas semanas. Todas as refeições são balanceadas e pensadas pelas nutricionistas da Sedes para que atendam as necessidade nutricionais de quem as consome.

Ainda, nesta semana a PMJP inaugura o segundo Centro Pop, no bairro de Jaguaribe, com o objetivo de reforçar o apoio à população em situação de rua e ser mais um local onde eles possam encontrar cidadania.

O Consultório de Rua, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, também vem reforçando seu trabalho, com distribuição de kits de higienização, material educativo sobre o coronavírus, diagnóstico e encaminhamento para exames caso necessário e realizando a vacinação contra a gripe nas pessoas acima de 60 anos.

A Sedes reitera seu compromisso em cuidar da população em situação de rua em um momento tão crucial da nossa história e esperamos que possamos seguir trabalhando e trazendo cidadania a quem mais precisa.’



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //