Saúde

Palestra orienta sobre como TDAH e dislexia atrapalham aprendizado das crianças

EM CRIANÇAS


26/04/2017

O processo de aprendizagem de uma criança passa por inúmeras etapas que se iniciam antes mesmo da sua introdução escolar. No entanto, alguns fatores como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a Dislexia podem prejudicar o dia a dia das crianças na escola. A boa notícia, é que com o tratamento correto, é possível superar os problemas para que elas tenham qualidade de vida e se desenvolvam saudáveis.

Apesar de serem problemas diferentes, os transtornos apresentam semelhanças comportamentais, como explica Lívia Vieira de Melo, psicóloga do Hapvida Saúde. “Como ambos os indivíduos apresentam dificuldades, tanto as crianças disléxicas quanto as com TDAH apresentam baixa autoestima, problemas de ajustamento na escola e de relacionamento com os colegas. Ambos têm perturbações no âmbito emocional, além de ansiedade exacerbada”, esclarece.

Segundo Igoana Lucena, psicopedagoga do CNA Ruy Carneiro, os pais precisam ficar atentos ao comportamento dos filhos e manter contato frequente com a escola. Isso porque é no ambiente escolar que esses transtornos costumam ser descobertos, sendo os professores também partes importantes no diagnóstico e tratamento das crianças. “Os pais têm a vivência diária com seus filhos, conseguem observá-los em diferentes situações, assim como o professor, que acompanha os comportamentos que são ou não esperados para a idade da criança. Por isso, ouvir seus relatos é importante também para, em conjunto com os profissionais, buscarem estratégias de ação que proporcionem uma melhor apreensão e desempenho do aluno” ressalta.

Alguns sinais de alerta podem surgir muito cedo, como o atraso de linguagem, dificuldades em manter a atenção, em seguir instruções, dificuldade na coordenação motora fina e dificuldades no processo de alfabetização com leitura e compreensão das palavras. “Se os pais percebem esses ou outros comportamentos, devem procurar por um profissional para receber orientações adequadas”, orienta Igoana.

No caso dos que possuem TDAH, a maior dificuldade é na aprendizagem como um todo. A capacidade intelectual pode ser normal ou até mais elevada, mas as crianças apresentam dificuldade de concentração e inquietude, o que não favorece a aprendizagem. “O comportamento é imprevisível e inapropriado para a sua idade, se distrai com facilidade. Muitas vezes, é inoportuno quando está em grupo e gosta de chamar atenção. Já a Dislexia é o distúrbio de aprendizagem na leitura, dificuldade em ler e compreender as palavras. Os disléxicos têm um quociente intelectual normal ou acima do normal, e têm consciência de suas dificuldades”, afirma Lívia Vieira.

Palestra sobre transtornos de aprendizagem

Para debater o tema, será realizada nesta quarta-feira (26/04), a partir das 18h45, no auditório da escola de idiomas CNA Ruy Carneiro, a palestra “TDAH, Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem – O que você precisa saber para ajudar seus filhos”.

O evento, gratuito e aberto ao público, terá como palestrante a psicopedagoga Igoana Lucena, que vai falar sobre o que caracteriza o Transtorno do Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDA/H) e a Dislexia, assim como alguns sintomas ou sinais de alerta, diferenciando estes sinais do contexto de dificuldades de aprendizagem normais que podem surgir no percurso do contexto escolar. “Queremos mostrar a importância do olhar dos pais sobre seus filhos em perceber quando há algo interferindo no processo ensino/aprendizagem e, assim, buscar uma orientação ou intervenção adequada”, explica a psicopedagoga.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //