Economia & Negócios

Número de fusões e aquisições na Região Nordeste tem queda em 2013, aponta pesqu

2013


22/05/2013

 O número de fusões e aquisições realizadas na Região Nordeste registrou uma queda de mais de 22% no primeiro trimestres deste ano em relação ao mesmo período de 2012. Nos três primeiros meses de 2013, foram concretizadas 17 operações, contra 22 em igual período do ano anterior. Os números constam da Pesquisa de Fusões e Aquisições realizada pela KPMG, que envolve 43 setores de atividade em todos os Estados brasileiros.

Das 17 operações realizadas em 2013, apenas duas foram de empresas do Nordeste comprando outras companhias (uma do setor financeiro e outra da área de TI, sendo ambas as operações domésticas). As outras 15 referem-se a empresas com sede ou operação na região sendo vendidas. Este ano as operações envolveram os setores de Mineração, Instituições financeiras e Empresas de internet (cada uma com duas transações); e Serviço, Educação, Companhias de Energia, Alimentos, bebidas e tabaco, Embalagem, Seguros, Shopping Center, Varejo e Telecomunicações (cada uma com um negócio no período). Desse total, a maioria dos negócios realizados foi entre empresas domésticas (11), três do tipo CB1 e um do tipo CB4.

“Vimos que alguns setores se mostraram mais receosos nesse primeiro trimestre, por isso, foi registrada essa queda no número de operações realizadas este ano. Os setores mais aquecidos neste período, que foram os de mineração, instituições financeiras e empresas de internet, devem se manter em alta no restante do ano também”, explica João Alberto, sócio da KPMG e responsável pelos escritórios da organização na região Nordeste.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //