Educação

Número de contratos de financiamento estudantil fechados em 2013 supera o de 201

educação


03/09/2013

O ano de 2013 vai bater recorde no número de contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Este ano mais de 393 mil estudantes recorreram ao financiamento para cursar o ensino superior em faculdade privada.

Segundo Ministério da Educação, o número é superior aos financiamentos liberados em todo o ano passado, que chegaram a 375 mil contratos.

O programa oferece cobertura de até 100% do valor da mensalidade de universidades particulares, e pode ser pago após o aluno concluir o ensino superior.

Semana passada a presidente Dilma Rousseff assinou, simbolicamente, o milionésimo contrato firmado entre estudantes e o Fies desde 2010. Segundo o Ministério da Educação, o programa soma hoje 1.029.170 contratos firmados.

Segundo a presidente Dilma, o programa possibilitou a realização do sonho de cursar o ensino superior.

— Aquela frustração de muitas pessoas que era cursar uma universidade, essa frustração está sendo superada. As pessoas estão conseguindo, com isso, uma situação melhor no mercado de trabalho. Mas não é só no emprego, é a realização quando olhamos para as nossas vidas.

Engenharia e direito são os cursos com maior número de contratos firmados (179 mil cada), seguidos de enfermagem (76 mil), pedagogia (47 mil), medicina (26 mil); arquitetura (24 mil), odontologia (22 mil) e farmácia (22 mil).

A estudante Beatriz Suguiura, que tem bolsa parcial do ProUni (Programa Universidade para Todos), fechou na semana passada o contrato para financiar o restante do curso de enfermagem.

Ela enfrentou dificuldades para pagar a faculdade no primeiro semestre e diz que agora a família respira aliviada.

— A situação financeira da minha família está meio difícil, mesmo com a bolsa ficou complicado pagar a mensalidade. Seria complicado continuar os estudos, minha mãe estava muito preocupada, mas agora posso estudar e focar no curso sem me preocupar com a mensalidade.

O que é o Fies

O Fies concede financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores privados, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC (Ministério da Educação). O programa oferece cobertura até 100% do valor da mensalidade.

Apenas alunos com renda familiar mensal de no máximo 20 salários mínimos podem pedir o financiamento. A cobertura de 50% ou 100% dos encargos do curso é calculada de acordo com a renda familiar mensal bruta e do comprometimento dessa renda com os custos da mensalidade e os juros de 3,4% ao ano. O estudante só começa a quitar o financiamento 18 meses depois de formado.

Novos pedidos de financiamento podem ser apresentados em qualquer período do ano.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //