Esporte

Nadadora volta a competir após cura da leucemia e vence prova


29/08/2020

Foto: Lintao Zhang/Getty Images

Globo Esporte



Um novo capítulo na carreira. Foi a reação da nadadora japonesa Rikako Ikee, 20 anos, ao completar a primeira prova após o diagnóstico para leucemia, recebido em fevereiro do ano passado. Ela ganhou sua série dos 50m livre, neste sábado, numa competição no Tokyo Tatsumi International Swimming Center, local que vai receber as disputas de natação, ano que vem, nas Olimpíadas de Tóquio.

Com 26s32, Ikee ganhou sua série mas terminou em quinto lugar geral nos 50m livre. Há dois anos, antes de ser diagnosticada com leucemia, a nadadora faturou seis ouros no Campeonato Asiático, o que lhe garantiu a escolha de melhor atleta naquela competição. Ela detém o recorde japonês dos 50m livre, com 24s21.

– Sinto como se estivesse começando um novo capítulo na minha carreira. É uma boa maneira de começar – declarou Ikee após voltar a competir. – Estava extremamente nervosa. Senti onde posso evoluir.

A competição em Tóquio foi organizada pela associação de nadadores da capital japonesa para dar chance a atletas que não puderam competir em outras disputas que tinham sido canceladas por causa da pandemia do novo coronavírus.

Candidata a medalha nas adiadas Olimpíadas, Ikee recebeu alta em dezembro do ano passado, depois de uma internação de 10 meses. Na época, em que os Jogos Olímpicos ainda não tinham sido transferidos para 2021, a nadadora dizia que sua meta, então, seria garantir vaga em Paris 2024. Agora, a esperança de estar em Tóquio 2020 – em julho do próximo ano – voltou com força total. No evento organizado pela organização das Olimpíadas para marcar um ano até os Jogos, Ikee se referiu à competição como “chama da esperança”. Palavras que se aplicam a ela própria, de volta à natação curada da leucemia.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //