Política

Ex-deputado Agassiz Almeida morre aos 88 anos


22/04/2024

Da Redação / Portal WSCOM



Agassiz Almeida, ex-deputado federal e estadual, morreu na noite deste domingo (21), aos 88 anos, em sua residência em João Pessoa. A morte foi confirmada por seu filho, Agassiz Almeida Filho.

“É com imenso pesar que a família comunica o falecimento de Agassiz Almeida na noite deste domingo, dia 21 de abril. Agassiz partiu com serenidade, em casa, após uma vida inteira dedicada à causa democrática e ao Brasil”, publicou Agassiz Filho em uma rede social.

Nascido em Campina Grande, Almeida iniciou sua carreira política como vereador em 1954 e foi eleito deputado estadual em 1962. Seu mandato foi cassado em 1964 pelo regime militar, que também o afastou de suas funções de promotor de Justiça e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi impedido de exercer advocacia pela OAB da Paraíba nesse período.

Após a anistia em 1979, participou da fundação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e serviu como deputado federal em partes dos anos 1980, incluindo durante a Assembleia Nacional Constituinte de 1988. Retirou-se da política em 1990 para se dedicar à literatura, publicando obras como “A ditadura dos generais”.

A Assembleia Legislativa da Paraíba emitiu nota de pesar pela morte do parlamentar. O velório ocorre nesta segunda-feira (22), das 8h às 15h no Salão Nobre da ALPB, com sepultamento previsto para as 16h no cemitério Parque das Acácias.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //