Paraíba

Moradores da cidade de Piancó fecham BR-361 em protesto por abastecimento de águ

Crise Hídrica


18/08/2015



 Habitantes da cidade de Piancó realizam novos protestos nesta terça-feira (18) para cobrar da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), atitudes urgentes para a falta d’água no município. No protesto desta terça, a população interditou a BR 361, no sentido Patos. O abastecimento na cidade está sendo feito através de carros-pipa, e meios alternativos, como poços cartesianos.

Caso

A cidade de Piancó passa por dificuldades de abastecimento e está sem água nas torneiras há mais de 30 dias. Diante da secura e do limite ultrapassado, a Cagepa encerrou captação de água para abastecimento da cidade, e uma opção encontrada foi a de abrir as comportas para que a água escorra pelo leito do Rio Jenipapo, em Olho D’Água, amenizando o sofrimento na cidade.

Entretanto, essa opção desencadeou uma grande revolta da população em Olho D’água, receosa de que o município possa também ficar sem água nas torneiras. Na última sexta-feira (14), a população de Olho d’Água interditou trecho a BR-361, que liga o município a Patos, em manifestação contra ação da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), que, abriu as comportas do açude Buiú cumprindo decisão Judicial.

Os protestos começaram na quarta-feira (13), em uma reunião na Câmara Municipal de Olho D’água, onde o prefeito Chico Carvalho, o presidente da Casa Isaac Carvalho e demais vereadores, receberam o vice-prefeito piancoense Edvaldo Leite, o presidente da câmara Pedro Aureliano e demais vereadores de Piancó, para discutir o tema.

Cerca de 800 pessoas foram ao local para ouvir o que as autoridades tinham a dizer. Representantes da AESA tentaram dialogar com a população sobre a falta de água em Piancó e que a abertura das comportas do açude Buiú seria a opção mais curta para amenizar o problema, no entanto, a população não aceitou e gerou mais protestos.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //