Paraíba

MIT destaca grupos nordestinos e reprisa espetáculo chileno


19/09/2014

Dois grupos nordestinos são destaques da programação desta sexta-feira (19), sétimo dia da Mostra Internacional de Teatro (MIT) – João Pessoa Encena, que termina neste domingo (21). A maratona de apresentações começa com a Cia. 2 em Cena (Recife), que ocupa o palco do Teatro do Sesi com o espetáculo “Salada Mista”, às 16h. Em seguida, às 18h, o grupo Território Sirius (Salvador), apresenta “Seu Bomfim”, no galpão do grupo Quem Tem Boca É pra Gritar (no Varadouro).

Para quem perdeu a apresentação da quinta-feira (18) do espetáculo “Juan Salvador Tramoya”, da companhia La Mona Ilustre (Chile), haverá uma nova chance nesta sexta-feira (19), a partir das 21h, no Teatro do Sesi. A peça é baseada em um conto tragicômico que levanta questões existenciais.

A companhia, que reúne integrantes de diferentes origens e nacionalidades, fala no palco sobre as fraquezas, misérias e tesouros humanos, na fé de que o teatro é uma boa forma de lidar com as coisas que movem as pessoas. A programação é gratuita e os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.

Formação – A programação desta sexta começa com a parte formativa: pela manhã, das 9h às 12h, o teatrólogo Ney Piacentini (São Paulo, SP) encerra a oficina “Noções Sobre o Sistema de Stanislavski”, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho.

Sobre o evento – A MIT, que começou na última sexta-feira (12) e segue até o domingo (21), acontece em diferentes pontos da cidade, como as praças da Paz (Bancários), da Amizade (Rangel) e Coqueiral (Mangabeira), além do Teatro do Sesi, Centro Cultural Piollin, Usina Cultural Energisa, Espaço Cultural José Lins do Rêgo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e palcos alternativos, como o galpão do Grupo Quem Tem Boca é Pra Gritar, localizado no Varadouro. A programação é toda gratuita. O objetivo do evento é possibilitar o acesso da população ao que de melhor está sendo produzido nos palcos brasileiros.

A programação completa está disponível no site www.mitpb.com.br. Em sua primeira edição, a mostra surge como uma das mais representativas do segmento teatral até então realizadas na Capital paraibana.

Com patrocínio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), e da Caixa Econômica Federal, a MIT é realizada pelo Instituto Artemanha de Artes e tem correalização da Dupla Face Companhia de Teatro.

Programação de sexta-feira:

Grupo La Mona Ilustre (Chile) / Espetáculo: Juan Salvador Tramoya -Esta é a história de Juan Tramoya, que cuida de um teatro há muito tempo. Um homem com uma imaginação fértil, de que ninguém dá notícia. Um ser invisível que quer ser ator, mas nasceu enrolado como um parafuso… Nasceu Tramoya, como seu pai e avô. “Juan Salvador Tramoya” é um conto tragicômico sobre quem somos, o que queremos e o que podemos ser. Sobre as façanhas epicômicas de um homem simples que quer voar. Classificação: 10 anos. Duração: 60 min.

Grupo Território Sirius Teatro (BA) / Espetáculo: “Seu Bomfim” – Um contador de histórias chamado Seu Bomfim, um velho e errante homem do Sertão, narra um episódio sobre um “homem do rio”, que deixou a sua família para se colocar numa canoa. A partir dessa história, Seu Bomfim narra acontecimentos do seu passado, expõe pensamentos e revela através de suas ações que desenvolveu uma realidade paralela. Suas histórias, humor e questionamentos colocam em evidência um drama humano que se encontra enraizado na cultura sertaneja. Classificação: 14 anos.

Grupo Cia. 2 em Cena de Teatro e Dança (PE) / Espetáculo: “Salada Mista” – Salada mista é uma divertida brincadeira de criança que mescla teatro, música e palhaçada. Sete crianças recriam o clássico conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho”, que vira uma telenovela ambientada na década de 60 e com músicas clássicas da Jovem Guarda. Entre um capítulo e outro, o público se diverte com números de palhaços. Com música ao vivo, o espetáculo fala de amor de forma lúdica, discutindo questões como conquista, namoro, casamento, traição, separação e violência doméstica. Classificação: 10 anos.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //