Mais Esporte

Médicos trabalham para devolver sorriso de Lais Souza

Sorriso


07/02/2014



 Ainda sem mexer braços e pernas, Lais Souza vive momentos delicados de sua recuperação no Hospital da Universidade de Miami, nos Estados Unidos. O quadro clínico da ex-ginasta é estável apesar de inspirar cuidados e, neste momento, não se ter ideia sobre possíveis sequelas. Os médicos que cuidam da brasileira só esperam devolver logo o sorriso da atleta que se preparava para os Jogos Olímpicos de Inverno.

Médico do Time Brasil, Antônio Marttos Jr., disse na última quinta-feira (6), em um bate papo com os jornalistas, que a atleta está em um dos melhores hospitais do mundo para tratar de traumas na coluna. Lais é acompanhada também pelo médico Stephen Olvey, chefe da unidade de terapia intensiva neurocirúrgica e ex-médico-chefe da Fórmula Indy. No automobilismo, ele cuidou da recuperação de Alessandro Zanardi, piloto que perdeu as pernas em um acidente e ganhou três medalhas nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012.

— Independentemente do nível de recuperação motora da Lais, nosso principal objetivo será proporcionar a melhor qualidade de vida possível, reintegrá-la à sociedade com um sorriso em seu rosto.

Lais não tem previsão de alta hospitalar. O próximo passo é retirar aos poucos o processo para diminuição da dependência de ventilação mecânica. A atleta, que não teve perda da memória, passa por trabalhos de fisioterapia motora, respiratória e ocupacional e psicologia.

— A Lais ficará internada em Miami o tempo necessário para sair da fase aguda e que tenha segurança para retornar ao Brasil, dentro da logística que será preparada para isso. O suporte na parte psicológica será muito importante.

Lais, hoje com 25 anos, começou a praticar esportes na neve no ano passado depois de sucessivos problemas de lesões na ginástica e dificuldade de se manter em alto rendimento. A atleta se machucou em 27 de janeiro, enquanto participava de treinos em Salt Lake City, nos Estados Unidos, ao lado do técnico Ryan Snow. A brasileira sofreu um deslocamento na coluna vertebral.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //