Política

Luciano Cartaxo provoca resgate histórico familiar ao optar pelo PSD, diz WS

OPINIÃO


08/10/2015



{arquivo}Em novo artigo publicado no WSCOM Online, o jornalista e articulista político, Walter Santos, revela o resgate histórico promovido pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, ao optar por se filiar ao Partido Social Democrático (PSD). Segundo o colunista, a opção pelo PSD resgata idêntica situação vivida por seu avô paterno, Dr. Tomaz Pires dos Santos, que comandou o partido nos anos 50/60, no município de Sousa, no Sertão paraibano.

Leia abaixo a nova coluna de Walter Santos:

 Como Cartaxo resgata PSD de seus avós

A exposição do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, no programa partidário expondo-se como protagonista de um novo momento do PSD tem efeito imediato, embora nem de longe a maioria dos eleitores paraibanos imagine que, por coincidência ou não, o comando na Capital desta legenda coincide com o resgate histórico que ele faz com seus antepassados de Sousa, origem da família.

Para quem não sabe, Luciano herda muitos anos depois o que acontecera com seu avô, Dr. Tomaz Pires dos Santos, pai de Dr Célio Pires de Sá, na condição lá atrás de presidente do PSD de Sousa.

Dr Tomaz era um professor e farmacêutico, mesma profissão do prefeito, que ousava liderar o PSD sousense.

São cenários distintos, é bem verdade, não só do ponto-de-vista geográfico quanto de dimensão eleitoral porque João Pessoa é ambiência com várias vezes o tamanho do colégio eleitoral de Sousa, além das altas complexidades.

O PSD de Dr Tomaz tinha natureza de Centro e com características populistas, como reconhece e atesta o ex-deputado federal Inaldo Leitão, embora na fase atual o partido tenha uma característica mais de Centro Direita, mas com muito pragmatismo, longe do amor febril por assim dizer, porque Luciano adotou a práxis de resultados reais.

É com o Poder exercido com sua liderança particular, não mais dependendo de assembleias partidárias, que o prefeito da Capital reproduz antiga interferência política de seu avô na fase presente colocando na disputa sua nova condição de pré-candidato à reeleição com pesquisas lhe sendo favoráveis.

 

Em síntese, como conversamos com Inaldo, o PSD de certa forma pode-se dizer que é um fato de reencontro com as raízes partidárias da família.

 

FAMILIA E POLITICA

Dr Célio, pai de Luciano e Lucélio Cartaxo, sempre esteve envolvido com as campanhas politicas em Sousa. Por lá, quem tem idade, ainda hoje lembra de sua condição de principal animador das campanhas de Antonio Mariz, nas carrocerias dos caminhões pequenos da cidade.

Clarence Pires, ex-prefeito e tio, também sempre militou como liderança política. Até nos agregados, no caso de Dedé Veras, cunhado, tem política na veia.

Como Dr Clarence tem como esposa, Dona Risélia, tia de Inaldo Leitão, logo se deduz que também é parente.

Eis um pouco da árvore genealógica dos Pires de Sá.

ÚLTIMA

"O olho que existe/ é o que vê…"



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //