Política

Líderes políticos de Campina Grande apontam medidas para amenizar crise hídrica

Encontro


23/10/2015

Líderes políticos de Campina Grande participaram na manhã dessa sexta-feira (23) no auditório da Associação Comercial, de um encontro que discutiu, entre outros assuntos, a grave questão hídrica em Campina Grande.

O deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), anunciou aos empresários presentes que destinou uma emenda na Câmara dos Deputados, no valor de R$ 55 mil, para que seja providenciado o desassoreamento do Açude Epitácio Pessoa, que está com menos de 15% da sua capacidade hídrica, penalizando mais de 700 mil habitantes de Campina Grande e mais 17 cidades abastecidas pelo Boqueirão.

“A areia e o barro que se acumularam ao longo dos anos diminuíram a sua capacidade de armazenar água em percentual bem significativo. Com essa obra, vamos tentar resgatar essa capacidade perdida na sua totalidade”, disse Veneziano.

O deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) defendeu que seja posta em prática com urgência uma intensificação nas obras da transposição do Rio São Francisco.

Rômulo, que é relator da Comissão de Acompanhamento das Obras de Transposição, defendeu que seja implementando um terceiro turno de serviço nas obras. Gouveia argumentou que com os trabalhos noturnos será possível adiantar o andamento das obras.

Já o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) lembrou que Boqueirão não chegou onde está de um dia pra o outro. “Foram feitos diversos alertas à Agência Nacional das Águas e a AESA e nenhuma providencia foi tomada”. O senador relembrou uma sessão da Assembleia Legislativa realizada na cidade a cerca de dois anos quando o professor Janiro Rego fez uma explanação na qual alertava para o colapso nas reservas de Boqueirão que se desenhava já naquela época.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //