Paraíba

Jutay destaca importância da doação de sangue e convida pessoas para campanha


07/07/2017

O deputado estadual Jutay Meneses (PRB) destacou a importância da doação de sangue na Paraíba e convidou a população para se engajar na campanha de doações externas organizada pelo Hemocentro da Paraíba neste mês de julho. A Igreja Universal do Reino de Deus fará parte do calendário nos próximos dias 13 e 15. O templo localizado na Avenida Epitácio Pessoa, 2000, estará com um posto volante, das 8h às 16h.

"Doar sangue é um ato de solidariedade. É um gesto simples, que salva vidas e restitui famílias inteiras. Eu sou doador e nosso mandato tem priorizado projetos na área porque reconhecemos que precisamos estimular a sociedade a fazer doações", comentou.

A campanha do hemocentro aconteceu também nessa quinta-feira (6) na Alta Clínicas, localizada na rua Bem. Milton Cabral, em Santa Rita; no dia 11 no Hospital de Trauma, na Capital; no dia 25 no CCHLA da UFPB, na Cidade Universitária, Castelo Branco, todos das 8h às 16h; e no dia 29 no município de Mamanguape, das 8h às 12h.

Projetos – Com a intenção de estimular à doação de sangue na Paraíba o deputado apresentou projeto na Assembleia Legislativa (ALPB) que prevê isenção de taxas de inscrição em concursos públicos e em processos seletivos em instituições de ensino superior no Estado.

Para efeito da lei, são considerados doadores regulares de sangue aqueles portadores da carteira de doador válida, que realizaram ao menos três doações de sangue, no caso de homens, e duas, no caso de mulheres, no período compreendido entre 15 meses e 3 meses anteriores à data de imunização, atestadas por órgão oficial ou entidade credenciada pelo poder público.

Quem pode doar sangue – Para ser um doador, é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, ter dormido pelo menos seis horas na última noite, estar alimentado, não ter tido hepatite após os 11 anos, estar com boa saúde, não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, não estar grávida ou em período de amamentação e respeitar o intervalo entre as doações, que devem ser de dois meses para homens e três meses para mulheres.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //