Paraíba

Jornalista bipolar faz campanha para lançar livro de poesia

POESIA


27/07/2016

{arquivo}O livro “Minhas Asas entre Letras”, da jornalista e escritora Renata Maia, é um passo contra o preconceito a deprimidos ou bipolares. O livro de autorreflexão, que é bem direcionado a este público e seus amigos e familiares, além de pessoas da área de saúde mental, está em campanha de arrecadação de fundos para lançamento. A meta é R$4.600. A obra, assim como é bem marcante na vida de um bipolar, é uma montanha russa, com momentos de altos e baixos, leves e densos, para rir e para se emocionar.

A autora explica que já sentia vontade de ajudar pessoas que passam por problemas psicológicos desde os seus 16, quando sua mãe suicidou-se durante uma depressão. Renata disse não ter compreendido como faria isso sem ter escolhido a área de saúde, mas, quando diagnosticada com o hoje chamado Transtorno Afetivo Bipolar após duas tentativas de suicídio, descobriu que seu trabalho de jornalista poderia ajudar a ela mesma aos outros. “Mesmo não sendo uma escritora profissional, foi a escrita como arte que me ajudou a expurgar muitos momentos difíceis e em outros a me conhecer melhor”, conta.

{arquivo}A ideia para a obra surgiu na psicoanálise. "Os poemas, junto à medicação e à terapia, me ajudaram a levantar, e de forma empática podem ajudar milhares de outras pessoas. Não se fala muito no assunto por preconceito mesmo, sabe? Eu mesma pensei mil vezes antes de assumir a bipolaridade publicamente, e a verdade é que sofri bastante com exclusão social por causa disso. O livro permeia todos esses momentos e traz também capítulos mais leves, de quando eu estava conseguindo ver o mundo com mais equilíbrio e convivendo de forma sadia com meus três filhos", acrescenta.

O projeto já expõe a pessoas com transtornos mentais, através de página homônima no facebook, que elas não devem se esconder nem ser excluídos, pois a bipolaridade ou a depressão não são doenças que precisam somente de remédios, mas também tratamento, amor, afeto e compreensão.

A autora abriu um projeto de captação de recursos pela internet para custear a publicação e através do link pode-se doar a partir de dez reais. A obra já está na Editora e mostra um pouco do que uma mente com transtorno mental é capaz de produzir. Assim, pode servir de exemplo e incentivo a milhares de pessoas em sofrimento psíquico.  



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //