Política

Joe Biden toma a liderança na Geórgia e fica perto de vencer eleição nos EUA


06/11/2020

O candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, acena para apoiadores em Wilmington, Delaware, na madrugada desta quarta-feira Foto: ANGELA WEISS / AFP

Valor



Com a apuração ainda em andamento em cinco Estados-chave nos EUA, Joe Biden conseguiu na manhã desta sexta-feira (6) mais um passo fundamental em direção à conquista do Colégio Eleitoral para se tornar o 46º presidente americano.

Por volta das 6h40 (de Brasília), uma atualização na apuração da Geórgia mostrou o democrata à frente de Donald Trump, com 917 votos, conforme mostrou a rede americana “CNN”. A vantagem de Trump no estado diminuiu gradualmente desde ontem e o processo se acelerou durante a madrugada com a contagem de votos pelos correios.

Com 99% dos votos apurados no EUA, se Biden vencer na Geórgia, chega a 269 delegados, um a menos do que os 270 necessários para garantir a maioria no Colégio Eleitoral. Na Geórgia, estão em jogo 16 votos no colégio eleitoral.

A quantidade de votos deixa de fora os 11 delegados do Arizona, onde a projeção da “Associated Press” (AP) já indicou a vitória de Biden, mas outros fontes da apuração mantém o Estado como indefinido, já que, por lá, Trump tem diminuído a vantagem, embora em ritmo mais lento do que ocorreu na Geórgia a favor de Biden.

No Arizona, Biden lidera com 47 mil votos a mais do que Trump até o momento, com 90% das urnas — 50,1% contra 48,5%.

Além da virada na Geórgia, novas atualizações durante a madrugada também mostraram uma ágil diminuição da vantagem de Trump na Pensilvânia, onde 20 delegados estão em jogo. A vantagem do republicano no Estado caiu para 18.229 votos (49,5% para Trump contra 49,2% de Biden) com 95% dos votos apurados.

Se virar na Pensilvânia, Biden já terá os votos necessários para vencer a corrida presidencial americana independentemente do que aconteça nos demais Estados ainda em disputa.

Também estão em jogo neste momento os delegados de Nevada, onde Biden mantém uma vantagem apertada de 11.438 votos – 49,4% contra 48,5% de Trump.

O outro Estado no radar é a Carolina do Norte, onde o atual presidente americano lidera com 50% contra 48,6%, e o histórico da noite oferece pouca perspectiva de mudança.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //