Saúde

João Pessoa recebe Congresso Internacional de Ortopedia até sexta-feira

INTERNACIONAL


03/10/2017

Com aproximadamente 1 milhão de usuários de próteses e um número não calculado de pessoas que fazem uso de órteses, segundo dados da Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (Abotec), o Brasil tem cerca de 45,6 milhões de pessoas que declaram ter algum tipo de deficiência. Os dados do último Censo do IBGE (2012) revelam que este número corresponde a 23,9% da população brasileira. Do total de brasileiros, 7% sofre de deficiências motoras. E a Paraíba está no topo do ranking nacional e ocupa o terceiro lugar entre os estados que apresentaram os maiores percentuais de pessoas com deficiências.

Para discutir as principais inovações na área de reabilitação para usuários de próteses e órteses, a Abotec reúne a partir de hoje até sexta-feira cerca de 400 especialistas em ortopedia técnica dos Estados Unidos, Europa e da América Latina em João Pessoa durante V Congresso Latino Americano e o XI Congresso Brasileiro de Ortopedia Técnica. Ao todo, serão 30 palestras sobre temas relevantes da área, além de cursos de capacitação, workshops e exposição de tecnologias, equipamentos e produtos, que trazem uma discussão fundamental para inclusão social de milhões de pessoas: acessibilidade e autonomia.

Durante quatro dias, os participantes debaterão inovações e tecnologias que estão a serviço dos profissionais e dos portadores de deficiência física, como próteses biônicas, sistemas de confecção de próteses com auxílio do computador, novas tecnologias em cadeiras de rodas, novos sistemas de avaliação de paciente amputados, entre outros assuntos.

Para o presidente da Abotec, Peter Kuhn, o evento foi planejado para contribuir com o desenvolvimento técnico-científico dos ortesistas e protesistas de todo o país.

"O evento será uma oportunidade para troca de informações e contatos profissionais. Esperamos que todo o conhecimento adquirido nas palestras, cursos, workshops e outras atividades contribuam para um melhor resultado dos pacientes com deficiência", disse o presidente.

Além dos especialistas, muitos usuários, entre eles modelos, esportistas, pesquisadores, estarão no evento contando o dia a dia de alguém que perdeu um membro ou convive com uma deficiência física.

E nos dias 5 e 6, os estandes das empresas que participam do V Congresso Latino Americano e o XI Congresso Brasileiro de Ortopedia Técnica estarão abertos para visitação do público em geral, de forma gratuita.

Os interessados em participar das palestras e cursos podem fazer a inscrição no site do evento (www.abotec.org.br/congresso2017/), com investimento a partir de R$ 210,00. Mais informações pelos fones (11) 2950-6575/2978-3283/2950-2874 e pelo e-mail eventos@abotec.org.br. O evento é uma realização da Abotec e conta com o apoio da ISPO Brasil.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //