Eventos

Jaldes Meneses e Rubens Pinto Lyra lançam obra que faz a releitura do marxismo

Lançamento na 5ª


08/04/2014



Será lançado na próxima quinta-feira (10), o livro “Marxismos na contemporaneidade: tópicos de política, economia e direito”. A obra é uma coletânea de artigos organizada pelos professores Jaldes Reis de Meneses e Rubens Pinto Lyra, ambos da Universidade Federal da Paraíba. O lançamento será às 17h, no Terraço Cultural da ADUFPB (Sindicato dos Docentes da UFPB), localizado no Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa.

Ao longo de 321 páginas, os nove artigos que formam o livro “Marxismos na contemporaneidade” buscam uma revisão do pensamento de Karl Marx sob o olhar moderno, analisam criticamente a sociedade atual e apontam perspectivas para o futuro. Eles abordam temas relacionados às áreas da teoria política, do direito e da economia, tomando como referencial para análise as diferentes tradições marxistas.

Os artigos assinados pelos economistas Nelson Rosas Ribeiro (professor emérito do Departamento de Economia da UFPB) e Antonio Carneiro de Almeida Junior (Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico da UFPR), por exemplo, tratam das crises econômicas que afetam as sociedades modernas e que estão associadas a uma crise global do capitalismo.

Já no universo das ciências políticas, os autores buscam aproximar o socialismo da democracia. Rubens Pinto Lyra e José Antonio Spinelli – respectivamente, professores dos programas de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPB – analisam, cada um a seu modo, a experiência soviética de aplicação do pensamento marxista. O primeiro enfoca a crítica do teórico alemão Karl Kautsky ao bolchevismo (teoria adotada por Lenin e Stalin) e o segundo, as tradições marxistas inspiradas em Leon Trotsky e Rosa Luxemburgo.

Ainda na política, o historiador Jaldes Reis de Meneses (professor do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPB) trata do tema “hegemonia com contrato”, analisando a contribuição de Carlos Nelson Coutinho, principal divulgador no Brasil das obras do húngaro Georg Lukács e do italiano Antonio Gramsci.

Outros artigos abordam a obra de Marx do ponto de vista jurídico. É o caso dos trabalhos escritos pelo advogado Enoque Feitosa (professor-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB) e pela assistente social Cláudia Gomes (professora da Pós-Graduação em Serviço Social da UFPB). Eles tratam do direito à luz do marxismo e de seus seguidores, todos críticos de visões liberais.

As contribuições do marxismo para o atual contexto da sociedade moderna são destacadas em dois textos: o do filósofo Ivo Tonet (professor do curso de Pós-Graduação em Serviço Social da UFAL), que ressalta a atualidade do pensamento de Marx ao vincular o conhecimento à transformação social, e o do bacharel em Direito Fernando Magalhães, que propõe o “renascimento da proposta comunista”.

Segundo o sociólogo Marcelo Ridenti (professor Titular da Unicamp e pesquisador do CNPq), que assina o prefácio do livro, o leitor encontrará nessa coletânea de artigos contribuições diversas e poderá avaliar os alcances das tradições marxistas em geral “para decifrar os enigmas do mundo de hoje e de sua transformação”.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //